A IBU – União Internacional de Biathlon realizou entre os dias 15 e 18 de setembro, sua 15ª Assembleia Geral em Salzburg, na Áustria. O evento contou com eleições para os cargos de presidente e vice-presidente da entidade e também para o novo Comitê Executivo da IBU. Ao todo, 47 países participaram da reunião.

O sueco Olle Dahlin foi reeleito de maneira unânime, e Jiri Hamza, da Tchéquia também seguirá para mais um mandato na vice-presidência da entidade.

Para o Comitê Executivo, as seis vagas foram preenchidas por: Franz Steinle (Alemanha), Tim Farcnik (Eslovênia), Tore Boygard (Noruega), Fabien Saguez (França), Nathalie Santer (Iália) e Ekaterina Dafovska (Bulgária).

Também fora eleitos os 10 membros que farão parte do Comitê Técnico da entidade: Felix Bitterling (Alemanha), Ulrika Öberg (Suécia), Michal Zichacek (Chéquia), Sara Studebaker-Hall (Estados Unidos), Christophe Vassallo (França), Hillar Zahkna (Estônia), Fabrizio Curtaz (Itália), Per Arne Botnan (Noruega), Tomi-Pekka Riihivuori (Finlândia) e Dejan Brajdic (Croácia). Completando o Comitê Técnico teremos Kaisa Mäkäräinen, da Finlândia, como representante dos atletas.

A Assembleia Geral também decidiu pela manutenção da restrição de participação de atletas da Rússia e Belarus em competições de Biathlon, assim como manter a suspensão da Federação Russa da IBU.

Além das eleições, também foram organizados workshops relacionados a questões importantes para os esportes na neve em geral. Por exemplo, no dia 15 de setembro, a temática principal foi sobre Sustentabilidade, onde o Brasil, representado por Anders Pettersson, presidente da CBDN, fez uma apresentação sobre ESG (governança ambiental, social e corporativa). As iniciativas de transparência no processo de governança, as ações sociais de fomento ao esporte na neve no Brasil e também o apoio a medidas ecologicamente sustentáveis, como a parceria com a De Mendes fizeram parte da apresentação do Presidente da CBDN, no evento realizado na Áustria.

IBU Assembleia Geral

A próxima Assembleia Geral da IBU será realizada em 2024 em Belgrado, na Sérvia.