A eleição para a Comissão de Atletas do COB começa nesta segunda-feira (27) e tem 25 vagas abertas. Saiba mais!

A Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) abrirá um novo processo de candidatura. Serão 25 vagas para o ciclo Paris 2024 e as candidaturas devem ser enviadas a partir desta segunda-feira (27/07) até o meio dia de 03 de agosto.

Para se inscrever, basta acessar o formulário no site do COB (clique aqui). Os candidatos devem cumprir os seguintes requisistos:

  • ter sido atleta olímpico;
  • ser maior de idade
  • não estar cumprindo penalidades aplicadas pelo COI, pelo COB ou por entidades desportivas a ele filiadas, por qualquer Federação Internacional de Esportes Olímpicos de Verão ou pelo Tribunal Arbitral do Esporte;
  • não estar cumprindo pena por doping.

Dentre os inscritos, haverá 25 eleitos, sendo 21 vagas para atletas que participaram de alguma das duas últimas edições dos Jogos Olímpicos de Inverno (Sochi 2014 e PyeongChang 2018) ou de Verão (Londres 2012 e Rio 2016). As outras quatro vagas serão de preenchimento exclusivo de atletas tenham participado exclusivamente de Jogos anteriores a 2012.

Além disso, essa eleição traz algumas novidades, como a equidade de gênero entre os eleitos. Entre os mais votados, serão eleitos 10 homens e 10 mulheres. Haverá também um limite máximo de dois atletas por esporte.

Para que serve a Comissão de Atletas?

A CACOB tem a missão de representar os atletas olímpicos perante a entidade, fortalecendo a interlocução e a interação entre as partes, entre os objetivos estabelecer um ambiente de discussão e oferecer sugestões, recomendações ou informações sobre quaisquer assuntos relacionados com o Movimento Olímpico.

Além disso, a Comissão de Atletas também representa os direitos e interesses dos atletas Olímpicos, incentiva a presença feminina no esporte e apoia o desenvolvimento da educação dos jovens por meio do esporte, dentre outros.

Crédito Foto: Washington Alves/COB