O Circuito Brasileiro de Rollerski, tradicional campeonato organizado pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), chega ao fim de 2018 em sua quarta edição, realizada de 18 a 20 de novembro em no Parque Ecoesportivo Dahma, em São Carlos – SP.

São em torno de 50 atletas inscritos e as provas valem pontos no ranking internacional da FIS – Federação Internacional de Ski. Em outras palavras, o Circuito faz parte da corrida de classificação para os atletas no Campeonato Mundial de Ski Cross Country de 2019.

Destaques do Rollerski de 2018: crescimento do esporte paralímpico

Nesta etapa de encerramento, a promessa é de disputas acirradas entre os atletas. “Teremos a definição dos vencedores do ano, ou seja, esperam-se provas com um alto nível e muita superação”, afirma Caio Freixeda, gestor do Ski Cross Country e Biathlon na CBDN.

Além disso, um dos destaques da programação é o treinamento dos cinco classificados para a Copa do Mundo do Para Ski Cross Country em Vuokatti, na Finlândia. Aline Rocha, Cristian Ribera, Thomaz Moraes, Robelson Lula e Guilherme Rocha são os representantes brasileiros para o campeonato, que ocorre em dezembro.

O que é o Rollerski?

Para quem não sabe, o Rollerski é uma espécie de ski de rodinhas. Trata-se de uma adaptação do ski no asfalto, que ocorre não apenas no Brasil, mas também no mundo todo.

A modalidade começou como forma complementar de treinamento dos esportes de inverno em países com neve e hoje é parte integrante do Ski Cross Country. Ou seja, as provas de rollerski somam pontos para o ranking internacional de Ski Cross Country.

Como parte da programação do campeonato, a CBDN oferece uma vivência aberta de Rollerski para o público geral. O contato com a modalidade será coordenado pelo atleta olímpico Leandro Ribela. A vivência ocorre no dia 18 de novembro a partir das 15h, no Parque Ecoesporivo Dahma.

Programação Completa da 4a Etapa

17/11 – Treino Oficial
18/11 – Sprint (Provas FIS + U20 Fem + U16 Masc + Paralímpico)
19/11 – 10/5km F (Interval Start, provas FIS) + Distance Paralímpico + Rollerski Cross (U20 Fem + U16 Masc)
20/11 – 10km C (Perseguição, Provas FIS)