A 3ª Etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski se encerra hoje e os entusiastas do Para Ski Cross Country já têm uma novidade: as duas vagas do Brasil que ainda estavam em aberto para a Copa do Mundo de Vuokatti, na Finlândia, foram definidas.

Em provas muito disputadas, Robelson Lula e Guilherme Rocha conquistaram a oportunidade de representarem o país na Copa do Mundo que ocorre em dezembro deste ano e é a primeira vez que o Brasil leva esse número de para atletas. Aline Rocha, Cristian Ribera e Thomaz Moraes já estão confirmados.

“Saber dessa notícia que eu estou indo para a Copa do Mundo em dezembro, depois de tantas doenças e dificuldades, é muito orgulho. É saber e ver, na prática, que eu me superei”, conta o para atleta Robelson Lula.

Circuito Brasileiro de Para Rollerski

Como parte do Circuito, a competição do Para Rollerski também ocorre no Parque Ecoesportivo Damha, em São Carlos – SP, de 12 a 16 de outubro. Além das disputas pela vaga na Copa do Mundo, evidenciou-se, na competição, o aumento considerável do nível técnico da equipe brasileira de Para Ski Cross Country.

Em provas duras e condições climáticas adversas, os atletas desempenharam bem e enfrentaram o asfalto sob muita chuva na prova de Distance (8km), nesta segunda-feira (15). Houve também provas de Sprint (no domingo, 14).

“A evolução técnica foi clara… Das duas vagas que ainda tinham, quatro atletas conseguiram atingir o índice de elegibilidade e isso deixa evidente a alta competitividade. Mesmo com a chuva forte, ninguém deixou isso prejudicar a performance”, constata Leandro Ribela, coordenador da modalidade e chefe da competição.

Organizado pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve – CBDN, o Circuito Brasileiro de Rollerski chega a seu quinto ano de existência e essa foi a maior etapa já realizada. Foram mais de 60 competidores, sendo 17 para atletas, e três nações diferentes participando