Na última quinta-feira (19), o COB – Comitê Olímpico Brasileiro realizou um workshop denominado “Mulher no Esporte”, na cidade do Rio de Janeiro. O evento tinha como objetivo realizar palestras, discussões e conversas em relação ao papel das mulheres no esporte, suas experiências e caminhos para a equidade de gênero. A CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve foi representada no fórum “Mulher no Esporte” por Camila Freitas, Coordenadora Técnica da CBDN e Gustavo Haidar, Supervisor das Modalidades Paralímpicas da CBDN.

Gustavo e Camila, da CBDN, no fórum "Mulher no Esporte"

O primeiro fórum “Mulher no Esporte” foi um momento especial para todas as mulheres que fazem parte da comunidade do esporte nacional e marca um período muito importante para as mulheres. As ações do COB que buscam o aumento da participação feminina em diversos papéis do cenário esportivo, como a criação da área “Mulher no Esporte” coordenada pela atleta olímpica Isabel Swam, é um norte fundamental para as demais organizações esportivas brasileiras e mostra a relevância desse tema.
A apresentação de dados sobre a participação das mulheres no movimento olímpico mostrou que tivemos conquistas muito importantes nos últimos anos, como o aumento expressivo de atletas mulheres nos Jogos Olímpicos (49% dos atletas em Tóquio 2021), mas que ainda temos muito a avançar. Um dos pontos de maior atenção foi o baixo número de mulheres atuando como treinadoras. Essa realidade é observada tanto no cenário nacional como no internacional.

“As discussões das mesas redondas foram muito ricas e contaram com falas de mulheres que foram pioneiras em suas modalidades e contribuíram ativamente para a conquista de espaços importantes em um universo que ainda é extremante masculino. As experiências relatadas demonstram que um dos pontos chave para que as mulheres permaneçam no ambiente esportivo é a oferta de um ambiente seguro para as meninas e mulheres e é nosso papel como profissionais do esporte garantir que todas tenham um ambiente seguro e acolhedor desde a iniciação até o alto rendimento.” comentou Camila Freitas, uma das representantes da CBDN no fórum “Mulher no Esporte”.

CBDN no "Mulher no Esporte"

O ponto mais alto do fórum foi o momento da homenagem feita pelo COB para a lenda do atletismo brasileiro: Aída do Santos. Em seu discurso de agradecimento, Aída emocionou a todos os presentes contando sua história e as dificuldades que enfrentou para participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio 1964, onde foi a única atleta mulher da delegação brasileira e viajou sem treinador e sem uniforme para a competição. Foi um momento especial de homenagem a essa mulher que foi uma das pioneiras na luta pela igualdade de gênero no esporte nacional.

CBDN participa do II Workshop de Desenvolvimento Esportivo

Etapa final do Programa de Mentoria da IBU