Na última quinta-feira (19), o COB – Comitê Olímpico Brasileiro realizou um workshop denominado “Mulher no Esporte”, na cidade do Rio de Janeiro. O evento tinha como objetivo realizar palestras, discussões e conversas em relação ao papel das mulheres no esporte, suas experiências e caminhos para a equidade de gênero. A CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve foi representada no fórum “Mulher no Esporte” por Camila Freitas, Coordenadora Técnica da CBDN e Gustavo Haidar, Supervisor das Modalidades Paralímpicas da CBDN.
O primeiro fórum “Mulher no Esporte” foi um momento especial para todas as mulheres que fazem parte da comunidade do esporte nacional e marca um período muito importante para as mulheres. As ações do COB que buscam o aumento da participação feminina em diversos papéis do cenário esportivo, como a criação da área “Mulher no Esporte” coordenada pela atleta olímpica Isabel Swam, é um norte fundamental para as demais organizações esportivas brasileiras e mostra a relevância desse tema.
A apresentação de dados sobre a participação das mulheres no movimento olímpico mostrou que tivemos conquistas muito importantes nos últimos anos, como o aumento expressivo de atletas mulheres nos Jogos Olímpicos (49% dos atletas em Tóquio 2021), mas que ainda temos muito a avançar. Um dos pontos de maior atenção foi o baixo número de mulheres atuando como treinadoras. Essa realidade é observada tanto no cenário nacional como no internacional.
“As discussões das mesas redondas foram muito ricas e contaram com falas de mulheres que foram pioneiras em suas modalidades e contribuíram ativamente para a conquista de espaços importantes em um universo que ainda é extremante masculino. As experiências relatadas demonstram que um dos pontos chave para que as mulheres permaneçam no ambiente esportivo é a oferta de um ambiente seguro para as meninas e mulheres e é nosso papel como profissionais do esporte garantir que todas tenham um ambiente seguro e acolhedor desde a iniciação até o alto rendimento.” comentou Camila Freitas, uma das representantes da CBDN no fórum “Mulher no Esporte”.
O ponto mais alto do fórum foi o momento da homenagem feita pelo COB para a lenda do atletismo brasileiro: Aída do Santos. Em seu discurso de agradecimento, Aída emocionou a todos os presentes contando sua história e as dificuldades que enfrentou para participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio 1964, onde foi a única atleta mulher da delegação brasileira e viajou sem treinador e sem uniforme para a competição. Foi um momento especial de homenagem a essa mulher que foi uma das pioneiras na luta pela igualdade de gênero no esporte nacional.