Entre os dias 13 e 16 de outubro foi realizada a Assembleia Geral da ISMF – Federação Internacional de Esqui de Montanha em Oviedo, na Espanha. Anders Pettersson, presidente da CBDN, esteve presente como membro do Conselho de Administração da entidade.

Essa foi primeira Assembleia presencial pós-pandemia Covid em 2 anos, onde foram discutidos os preparativos para a próxima temporada que se inicia com a Copa do Mundo da modalidade que acontecerá em novembro em Val Thorens, na França. O primeiro dia foi dedicado a alguns ”workshops” e esclarecimento dos temas da Assembleia que se realizou no dia seguinte.

30 países votantes estiveram presentes na Assembleia que aprovou a entrada de 3 novos países na ISMF: Austrália, Colômbia e Finlândia. Aumentando o total de países membros de 41 para 44.

A reunião teve como uma de suas principais pautas as eleições. Regula Maier, da Suíça, que atuava como presidente interina foi eleita a nova presidente da Federação Internacional de Esqui de Montanha. James A. Moore, dos Estados Unidos, foi eleito vice-presidente e tesoureiro.

Além da presença de Anders Pettersson, o Brasil também foi representado por Ionel Suciu, treinador do atleta brasileiro Charles de Candolle.

Assembleia Geral da ISMF
Créditos: Ionel Suciu

Em 2021, o Ski de Montanhismo foi aprovado como esporte parte do programa Olímpico dos próximos Jogos Olímpicos de Inverno em Milão-Cortina 2026 onde serão disputadas 3 medalhas, duas individuais, feminino e masculino e uma por equipe.

“Foi uma Assembleia muito importante, não só pela eleição da presidente Sra. Regula Meier, o vice-presidente e tesoureiro Sr. James A. Moore e outros oficiais, mas também por diversas decisões que terão forte impacto no esporte de esqui de montanhismo no curto e longo prazo. Só para mencionar algumas, início de uma modernização do seu Estatuto, aprovação das contas contábeis, orçamento 2022/2023 e alocações nas verbas financeiras. Foi uma assembleia muito positiva onde as Confederações esportivas apoiaram os órgãos decisórios da ISMF” comentou Anders Pettersson, presidente da CBDN, sobre a Assembleia Geral da ISMF.

Ski Mountaineering: conheça a mais nova modalidade olímpica para 2026