Com a presença de atletas olímpicas, treinadoras, gestoras, jornalistas e especialistas em esportes e equidade de gênero foi realizado na última terça-feira, no Rio de Janeiro-RJ, o II Fórum Mulher no Esporte, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com o objetivo de debater os avanços e desafios da participação feminina no esporte.
A Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) esteve presente no evento, representada pela gerente de esporte, Thatiana Freire, e pela coordenadora de ski cross country e biathlon, Luiza Calaça.
“A presença de representantes de confederações e federações demonstra o compromisso com a ampliação do debate, atentando-se à necessidade da maior participação de presidentes, CEOs e tomadores de decisões das instituições esportivas”, observa Luiza.
Para ela, é fundamental que a discussão sobre mulher no esporte passe por diversas áreas e seja ampliada para o campo prático e da ação. “Eventos como este, que conseguem reunir profissionais de diferentes áreas de conhecimento e atuação, possibilitam a troca de experiências e conhecimento necessários para que seja possível transformar o discurso em ação”, completa.
O evento teve início com uma palestra da bicampeã olímpica de vôlei Fabiana Alvim, seguiu com diversas mesas redondas durante o dia e, no encerramento, a nadadora Joanna Maranhão e a velocista Rosângela Santos receberam o Prêmio Melânia Luz, concedido àquelas que fizeram e continuam fazendo a diferença no esporte nacional, representando os valores fundamentais do Movimento Olímpico.
“O fórum conseguiu navegar por diferentes áreas em que precisamos nos debruçar para garantir maior e melhor participação das mulheres no esporte. Foi muito bom em cada painel ter conhecimento compartilhado por uma especialista e ouvir experiências de diferentes pessoas relacionadas aos temas”, conta Thatiana.
Além de participar do evento na plateia, Thatiana também contribuiu com a coleta dos dados exibidos no painel “Treinadoras em alto rendimento”, parte do seu doutorado na área da pedagogia do esporte, sobre o desenvolvimento de treinadoras. A apresentação foi feita por Larissa Galatti, consultora de equidade de gênero no esporte e orientadora de Thatiana na UNICAMP.
A CBDN é responsável por duas inciativas de valorização da mulher no esporte: o programa “Lado a Lado”, criado em 2023, que visa o desenvolvimento de mecanismos e práticas de igualdade de gênero; e a participação no Programa de Desenvolvimento do Esporte Feminino (PDEF), da área da Mulher no Esporte, do COB, com um projeto que visa beneficiar o desenvolvimento em longo prazo de atletas mulheres de ski cross country e biathlon.