Nesta segunda-feira (8), a CBDN divulgou critérios de seleção para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 em Milão-Cortina, na Itália.

Com o início da nova temporada de inverno, inicia-se também o período de classificação para os Jogos Olímpicos de 2026, compreendido entre julho de 2024 e janeiro de 2026.

O Brasil tem como objetivo aumentar sua presença nos eventos de neve, buscando classificações e resultados inéditos para o país. Em 2022, 5 atletas competiram em 3 modalidades nos Jogos Olímpicos de Beijing. Para 2026, a CBDN tem como objetivo classificar entre 6 e 9 atletas nos diferentes esportes.

“A CBDN tem uma longa tradição de publicar os critérios de seleção para grandes eventos desde o início do processo. Nos preocupamos em ter sempre critérios muito transparentes e objetivos para que todos os atletas e treinadores consigam entender o racional do critério e calcular quem será selecionado.”, comenta Pedro Cavazzoni, CEO & Superintendente Técnico.

“Esse nível de transparência e antecedência é fundamental para proporcionar uma disputa justa e saudável entre os atletas. Neste ano trouxemos mais um aprimoramento relevante no processo que foi a consulta prévia à Comissão de Atletas, analisando assim, suas sugestões conceituais e práticas para melhoria dos critérios”, complementou Pedro.

Dentre os critérios de seleção para os atletas dessas modalidades estão participações em eventos de Copa do Mundo e Mundiais das modalidades. Além disso, estão também estabelecidos critérios de pontos mínimos em competições oficiais IBU (no caso do Biathlon) e FIS (no caso das outras modalidades).

Confira os critérios de seleção para os Jogos Olímpicos de Inverno 2026 na íntegra:

Leia também:

CBDN divulga hoje os relatórios da temporada 2023/24