A Confederação Brasileira de Desportos na Neve convoca nesta segunda-feira (19/01) os atletas que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno Milano-Cortina 2026. Ao todo, nove atletas brasileiros competirão nos esportes de neve, o recorde histórico de participação em Jogos Olímpicos, que antes pertencia à delegação de Albertville 1992, com sete atletas, todos do Ski Alpino.
Os Jogos de Milano-Cortina 2026 marcam a décima participação consecutiva do Brasil em Jogos de Inverno, sendo que em todas elas tivemos pelo menos um atleta do Ski Alpino – e esse ano não seria diferente. Dos nove atletas convocados, quatro representarão o Brasil no Ski Alpino (três homens e uma mulher), três no Ski Cross-Country (duas mulheres e um homem) e dois no Snowboard Halfpipe (dois homens).
“A convocação dos atletas brasileiros para os Jogos Olímpicos de Inverno é motivo de grande orgulho. Cada nome anunciado representa anos de dedicação, resiliência e compromisso com a excelência esportiva. Parabenizo nossos atletas, treinadores e equipes de apoio por essa conquista e desejo que levem para os Jogos não apenas resultados, mas também os valores do esporte brasileiro e o espírito de superação que nos define”, afirma Anders Pettersson, presidente da CBDN.
Superado o recorde de participantes em uma mesma edição, a principal expectativa da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Inverno Milano-Cortina 2026 é garantir o melhor resultado da história, que atualmente pertence à Isabel Clark, com o 9º lugar no Snowboard Cross conquistado também na Itália, nos Jogos Olímpicos de Inverno Turim 2006.
O ciclo olímpico para Milano-Cortina 2026 foi o melhor da história dos esportes de neve do Brasil. Marcado pela transferência de nacionalidade de Lucas Pinheiro e Pat Burgener, vimos a bandeira brasileira nos pódios da Copa do Mundo de Ski Alpino (nove vezes) e Snowboard Halfpipe (uma vez).
A CBDN trabalhou também para a evolução dos atletas brasileiros durante todo o ciclo, como Eduarda Ribera, que manteve o alto nível competitivo e disputará a segunda edição de Jogos Olímpicos de Inverno aos 21 anos de idade, e Augustinho Teixeira, que demonstrou constante crescimento, alcançando nível técnico para a disputa da Copa do Mundo de Snowboard Halfpipe.
“Os Jogos Olímpicos de Inverno Milano-Cortina já são um marco para o esporte brasileiro. A possibilidade concreta de resultados inéditos é fruto de um trabalho consistente, baseado em planejamento estratégico, governança, investimento responsável e muito esforço coletivo ao longo dos últimos anos. Esses Jogos simbolizam a consolidação de um projeto esportivo de longo prazo, que coloca o Brasil em um novo patamar nos esportes de inverno”, completa o presidente.
Os Jogos Olímpicos de Inverno Milano-Cortina 2026 têm início no dia 6 de fevereiro, com a realização da cerimônia de abertura.
Confira a lista completa dos atletas convocados:
Lucas Pinheiro – Ski Alpino
Christian Oliveira – Ski Alpino
Giovanni Ongaro – Ski Alpino
Alice Padilha – Ski Alpino
Eduarda Ribera – Ski Cross-Country
Bruna Moura – Ski Cross-Country
Manex Silva – Ski Cross-Country
Pat Burgener – Snowboard Halfpipe
Augustinho Teixeira – Snowboard Halfpipe






