De 8 a 10 de agosto, as montanhas de Ushuaia, na Argentina, abrigarão o Campeonato Brasileiro de Ski Cross Country. Essa será a maior edição já realizada, tanto em número de provas quanto de participantes.

Na categoria masculina adulta, espera-se grande equilíbrio nas provas e alto nível de disputa. Os nomes brasileiros favoritos da competição são, além do olímpico Victor Santos, Rhaick Bomfim, Yuri Rocha, Lucas Lima e Manex Silva e Matheus Vasconcellos.

Participação de atletas estrangeiros e olímpicos

Vale ressaltar que atletas estrangeiros também participarão das provas e darão uma apimentada na competição. O argentino Matias Zuolaga e o chileno Yonatan Fernandes, ambos olímpicos, estão confirmados e também configuram entre os favoritos aos pódios.

“A competição contará com os principais atletas sul-americanos de Brasil, Chile, Argentina e Equador, dentre os quais estão quatro olímpicos que representaram seus respectivos países em PyeongChang 2018. Portanto, promete boas disputas”, destaca Leandro Ribela, coordenador técnico de Ski Cross Country da CBDN.

Categoria feminina: debut e alta competividade

Nas provas femininas, por sua vez, Bruna Moura e Gabriela Neres podem trazer bastante emoção na briga pelo ouro. Além disso, pode-se destacar a estreia na neve em provas oficiais da FIS – Federação Internacional de Ski (valendo pontos no ranking internacional) da jovem atleta Eduarda Ribera, de 14 anos. 

Eduarda conta que, apesar do nervosismo da estreia, os objetivos traçados estão muito claros no campeonato. “É uma boa oportunidade, porque eu posso ter mais tempo na neve e me sentir segura cada vez mais. Estou dando o meu melhor para ir bem e tentar ir em busca do meu sonho!”.

Para além do título brasileiro: a corrida pelas vagas nos Jogos Olímpicos da Juventude (YOG)

O Campeonato Brasileiro de Ski Cross Country, além de valer o título de melhor do país, também é de suma importância na corrida de pontos para os Jogos Olímpicos da Juventude de Lausanne, em 2020. Pedro Cavazzoni, CEO e Superintendente Técnico da CBDN, explica: 

“O sistema de classificação para o YOG é dividido em cotas conquistadas pelo país, e critérios de elegibilidade que os atletas precisam atingir para ter a chance de competir no evento. No Campeonato Brasileiro, estes atletas poderão melhorar a sua pontuação na classificação internacional e chegarem mais perto da vaga”.

O Brasil tem chances de conquistar até quatro vagas para a competição, sendo que os atletas podem se qualificar para essas vagas até dezembro de 2019. Os nomes brasileiros nesta disputa são: Manex Silva, Rhaick Bomfim, Renan Barbosa, Taynara Silva e Eduarda Ribera.

Mais sobre o Ski Cross Country:

Entenda mais sobre a modalidade e do desenvolvimento no Brasil