Entre os dias 8 e 10 de dezembro, o Brasil participou da IBU Junior Cup, competição de Biathlon realizada em Martell, na Itália. Os atletas brasileiros que estiveram no campeonato foram: Brayan Rodrigues, Eduarda Ribera, Guilherme Pereira e Thiago Silva.

No dia 8 foram realizadas as provas de Sprint tanto no masculino como no feminino.

Na prova masculina, Guilherme Pereira e Thiago Silva participaram juntamente com os principais nomes do Biathlon na categoria Junior. Thiago obteve a melhor classificação entre os brasileiros, ficando na 127ª posição. Já Guilherme terminou a prova na 133ª colocação. A prova foi vencida pelo polonês Konrad Badacz, que foi seguido por Lukas Haslinger (AUT) e Elia Zeni (ITA) no pódio.

“Foi uma experiência muito legal competir Biathlon pela primeira vez, uma experiência nova, as condições estavam boas e isso ajudou bastante. Estou ansioso por novas oportunidades, tenho uma jornada e tanto pela frente, obrigado a todos pela torcida, vamos Brasil!” disse Thiago Silva.

O Brasil também esteve representado na prova feminina de Sprint. Eduarda Ribera, campeã do Circuito Brasileiro de Rollerski 2022 e parte da equipe olímpica brasileira do Ski Cross Country na última edição de Jogos Olímpicos, competiu no Sprint. Eduarda ficou na 102ª posição com um tempo de 39min42seg6. A italiana Sara Scattolo venceu a prova com Maya Cloetens (BEL) e Marlene Fichtener (ALE) completando o pódio.

Seguindo a IBU Junior Cup em Martell, tivemos no dia 10 de dezembro as provas de Super Sprint.

No masculino, Thiago Silva conseguiu a melhor colocação brasileira na prova com a 121ª posição. Guilherme Pereira foi o 130° e Brayan Rodrigues terminou na 131ª colocação. A prova foi vencida pelo cazaque Nikita Akimov com Nicoló Betemps (ITA) e Konrad Badacz (POL) fechando o pódio.

“Foi uma prova difícil, estou voltando a competir na neve depois de 3 anos, e também é a primeira competição de Biathlon, mas me senti bem na prova acertando 4/10 tiros, sigo na preparação para a próxima prova em Obertilliach.” comentou Brayan Rodrigues.

Além disso, também tivemos o Super Sprint feminino. Eduarda Ribera terminou a prova na 104ª colocação. Assim como o Sprint, essa prova foi vencida por Sara Scattolo (ITA), com Anna Andexer (AUT) e Magdalena Rieger (ALE) na segunda e terceira colocação respectivamente.

“Bom pra mim as provas não foram das melhores, mas com certeza foi uma experiência boa e espero melhorar e evoluir cada dia que passar e cada prova que fizer.” comentou Eduarda Ribera.

Confira os resultados completos das provas