Notícias do Esporte
Brasil sedia com sucesso as primeiras provas oficiais de Para Rollerski
21 de outubro de 2025

Entre os dias 11 e 19 de outubro, a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) organizou as etapas III e IV do Circuito Brasileiro de Rollerski 2025, que ficaram marcadas pela realização das primeiras provas oficiais de Para Rollerski das Américas. Com isso, o Brasil se tornou, ao lado da Ucrânia, pioneiro na organização de competições da modalidade com chancela da FIS (Federação Internacional de Ski e Snowboard).

Para viabilizar o evento, a CBDN importou 20 pares de rollerskis da marca alemã SRB, garantindo que todos os atletas competissem com equipamentos idênticos, com o mesmo tipo de roda e apenas adaptações no sistema de freio. Ao todo, foram disputadas quatro provas oficiais de Para Rollerski: duas de sprint e duas de distance.

“Essas primeiras provas tiveram um balanço muito positivo, tanto para os atletas quanto para a organização. Foi uma experiência importante, desde oferecer equipamentos padronizados até permitir que os atletas competissem medindo sua performance em pontos. Espero que isso atraia novos participantes, não só do Brasil, mas também de outros países que possam vir para nossas provas a partir de 2026”, avalia Leandro Ribela, coordenador técnico da CBDN e Delegado Técnico (TD) das provas.

Campeão mundial e líder do ranking sprint de Para Ski Cross Country, Cristian Ribera venceu todas as provas de Sprint e Distance disputadas durante as etapas III e IV do Circuito. Para ele, a chancela da FIS abre caminho para que o Brasil possa sediar competições internacionais da modalidade no futuro.

“Desde 2017 participamos de provas aqui em São Carlos que ainda não eram oficiais, mas foram fundamentais para mantermos o ritmo e o alto nível competitivo, o que nos levou aos campeonatos internacionais. Agora, Aline e eu nos tornamos campeões mundiais, então esse reconhecimento é muito importante. E, com essas mudanças climáticas, quem sabe daqui a alguns anos a gente não tenha mais tanta neve e acabe trazendo os gringos para competir aqui no Brasil?”, comenta Cristian.

As provas convencionais do Circuito Brasileiro de Rollerski também são reconhecidas pela FIS. Na etapa III, foram disputadas provas de Sprint, Distance e Skiathlon, enquanto a etapa IV contou com provas de Sprint e Distance. Destaque para as performances de Duda Ribera, já garantida nos Jogos Olímpicos de Inverno Milano-Cortina 2026, e de Bruna Moura, que busca a segunda vaga do Brasil na disputa do Ski Cross Country.

A etapa III do Circuito contou ainda com o Rollerski Festival, que reuniu mais de 50 crianças dos núcleos de desenvolvimento da CBDN. Elas participaram de provas de sprint cross nas categorias sub-10, sub-12 e sub-14, além de provas abertas de sprint nas categorias sub-14, sub-16 e sub-30.

Já a etapa IV, além das provas de rollerski, sediou também a segunda edição do Campeonato Brasileiro de Biathlon e Para Biathlon de Verão 2025, com provas no formato Individual.

Tags: Este post não tem tags.