Entre os dias 5 e 7 de agosto, o Brasil esteve representado no Campeonato Sul-Americano de Biathlon em Portillo, no Chile. Fabrizio Bourguignon e Mirlene Picin foram os atletas brasileiros que participaram da competição realizada em solo chileno.

Primeiramente foram realizadas as provas de Sprint, no dia 5. No masculino, Fabrizio Bourguignon foi o 8° colocado com um tempo total de 34min19seg. O vencedor da prova foi o argentino Axel Ciuffo, que foi acompanhado no pódio por seus compatriotas Javier Giménez e Gabriel Fernandez.

No Sprint feminino, Mirlene Picin ficou nas 5ª posição, pouco mais de 1 minuto atrás do pódio. Sofia Kydasiouk, da Argentina foi a vencedora da prova. Claudio Salcedo, do Chile foi a segunda colocada e a argentina Cecilia Domínguez terminou na terceira posição.

Mirlene Picin representando o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Biathlon

O segundo dia de competições foi marcado pelas provas de Perseguição. Na prova masculina, Fabrizio Bourguignon repetiu sua 8ª colocação no Sprint com um tempo de 48min49seg. Axel Ciuffo, da Argentina ficou com o 1° lugar, seguido por Javier Gimenez e Gabriel Fernandez, também da Argentina.

A prova de perseguição feminina foi vencida pela argentina Sofia Kydasiouk. Completando o pódio tivemos Cecilia Domínguez na segunda posição e Claudia Salcedo em terceiro. Mirlene Picin ficou na 5ª colocação.

Por fim, no dia 7 tivemos as provas de Mass Start. Na prova masculina de 15km, o argentino Javier Gimenez foi o grande vencedor. Em seguida, Gabriel Fernandez e Axel Ciuffo, também da Argentina, fecharam o pódio na segunda e terceira colocação respectivamente. Tal qual as outras provas Fabrizio Bourguignon terminou o Mass Start na 8ª posição.

Na prova feminina de 12,5km, Mirlene Picin conquistou seu melhor resultado no campeonato com a 4ª colocação. A brasileira terminou a prova em 1h06min29seg. A vencedora da prova foi a argentina Cecilia Domínguez, seguida por Sofia Kydasiouk e pela chilena Claudia Salcedo.

A competição marcou o início da temporada de Biathlon para os atletas brasileiros. Fabrizio Bourguignon voltará a representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Biathlon no final do mês de agosto.

Confira mais notícias sobre o Biathlon!