Após a convocação oficial do Time Brasil, Gabriel Santos e Mariana Silva garantiram mais duas vagas para os Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno (YOG 2024).
Os atletas competirão no Ski Cross Country, nas provas Sprint e Distance (7,5km) em Gangwon.
“No momento em que fui convocada foi uma sensação inexplicável. Saber que vou fazer parte do Time Brasil na neve me deixa muito honrada. Tenho certeza que vai ser uma temporada inesquecível, espero ter bons resultados e me dedicar ao máximo.” disse Mariana Silva sobre sua classificação ao YOG 2024.
Com isso, o Brasil chega a 4 vagas no Ski Cross Country e será a maior delegação da América Latina na modalidade, ficando apenas atrás de Alemanha, França, Finlândia, Itália, Polônia e Estados Unidos, além da Coreia como host nation, em termos de tamanho da equipe.
Além disso, o Brasil terá em Gangwon 2024 sua maior delegação na história dos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno. Ao todo, serão 17 atletas representando o país na Coreia do Sul, superando o recorde anterior que era de Lausanne 2020 com 12 atletas.
Com as duas vagas conquistadas nesta quarta-feira (20), a delegação brasileira de esportes na neve também baterá recordes no YOG. Até então a maior delegação havia sido a de Lausanne com 5 atletas de neve. Na Coréia, serão 8 atletas competindo em três modalidades diferentes: Ski Alpino, Ski Cross Country e Snowboard.
“A classificação do Gabriel e da Mariana coroam a dedicação e empenho deles como atletas, assim como, a dedicação da equipe técnica que está dia e noite trabalhando para que eles melhorem o desempenho e atinjam seu máximo potencial. Além disso, o resultado aponta a ótima execução do planejamento estratégico da CBDN, que tem no Cross Country, um de seus programas estratégicos mais relevantes. Em 2016 quando lançamos esse planejamento, o Brasil participou com 1 atleta no YOG, e nas duas últimas edições o Brasil conquistou 4 vagas na modalidade” comentou Pedro Cavazzoni, CEO & Superintendente Técnico da CBDN.
Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno
Os Jogos Olímpicos da Juventude de 2024 serão disputados entre os dias 19 de janeiro e 01 de fevereiro de 2024, e reunirão 1900 atletas, 950 homens e 950 mulheres, de 15 a 18 anos de idade, de todo os cantos do mundo. Serão 15 esportes em disputa em 81 eventos de medalhas. Gangwon é o nome da província que abriga as cidades de Pyeongchang e Gangneung, ambas sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, e que serão agora sede dos Jogos Olímpicos da Juventude, aproveitando das estruturas construídas para os Jogos de 2018.
O YOG 2024 será a 4ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, tendo o evento já passado por Innsbruck, na Áustria em 2012, Lillehammer, na Noruega em 2016 e Lausanne, na Suíça em 2020.