Créditos na foto em destaque: International Olympic Committee / William Lucas

Entre os dias 29 e 31 de janeiro, o Brasil competiu no Ski Cross Country em Gangwon. Ao todo, quatro atletas representaram o país no cinco provas diferentes: Gabriel Santos, Ian Francisco da Silva, Julia Reis e Mariana Silva.

Sprint feminino – 29/01

O dia de competição na modalidade começou com o Sprint feminino. Na prova classificatória, Julia Reis fez sua estreia em Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno e Mariana Silva voltou a competir após as duas provas de Biathlon disputadas nessa mesma edição.

Em uma prova de alto nível, Julia Reis terminou o percurso em 4min42s16, sendo a 69ª colocada. Já Mariana Silva, apesar de sofrer com uma lesão no braço direito, conseguiu completar a prova em 4min56s07, ficando na 72ª posição.

Créditos na foto: Marina Ziehe/COB

Sprint masculino – 29/01

Logo em seguida, foi realizada a prova classificatória masculina de Sprint. Gabriel Santos e Ian Francisco da Silva fizeram suas estreias em Gangwon representando o Brasil.

Gabriel Santos terminou a prova na 70ª posição, com um tempo de 3min44s98. Ian Francisco da Silva foi o 75°, com um tempo total de 3min59s56.

Brasil Cross Country Gangwon
Créditos na foto: Marina Ziehe/COB

“A técnica classica é uma técnica que exige muita força, e é também a técnica mais difícil de se treinar no Brasil com rollerskis. O desempenho da equipe foi muito bom, dentro da expectativa que tínhamos para eles nessa prova.” analisou Pedro Cavazzoni, CEO da CBDN e chefe de equipe dos esportes de neve em Gangwon 2024.

“Destaco em especial a performance da Julia Reis que conseguiu realizar bem a técnica clássica e alcançar a melhor posição brasileira feminina em provas de distância.
Além disso, Mariana e Ian superaram dores no braço e nas costas e conseguiram terminar bem as provas.” completou o gestor.

Distance feminino – 30/01

Na sequência dos Jogos de Gangwon, os atletas brasileiros participaram da prova Distance (7,5km) de terça para quarta.

Começando com o feminino, em que Julia Reis ficou na 64ª colocação ao terminar a prova em 31min14s5 e Mariana Silva foi a 70ª colocada, completando o percurso em 37min14s3.

Distance masculino – 31/01

Em seguida, foi realizada a prova Distance masculina, com Gabriel Santos e Ian Francisco da Silva representando o Brasil.

Gabriel terminou a prova em 26min57s9, ficando na 73ª posição e Ian foi o 74°, com um tempo de 27min51s6.

Revezamento misto – 31/01

Encerrando a participação brasileira em Gangwon, o Brasil competiu no Revezamento Misto do Ski Cross Country.

A equipe brasileira terminou a prova em 1h12min04s7, ficando na 24ª colocação.

Saiba mais sobre o Brasil em Gangwon