Em 2015, o COI – Comitê Olímpico Internacional, anunciava Beijing como a sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. Desde então, muitas organizações, incluindo a FIS e a IBU, se comprometem cada dia mais com esforços adicionais para a redução do impacto negativo ao meio ambiente e a realização de atividades neutras ou com menor impacto sócio ambiental.

A sustentabilidade também ganhou importância na Agenda 2020+5, e os Jogos Olímpicos devem cada vez mais serem motores de inovação e boas práticas ambientais. Com o evento se aproximando, os organizadores dos Jogos de Inverno de 2022 anunciaram o Plano de Sustentabilidade Beijing 2022.

A visão dos organizadores dos Jogos Beijing 2022 é a Sustentabilidade para o Futuro, com base em três temas principais: impacto ambiental positivo, desenvolvimento da região e melhoria da qualidade de vida da população.

O Plano de Sustentabilidade Beijing 2022 também prevê um número grande de medidas a serem implementadas através do Sistema de Gerenciamento de Sustentabilidade (SMS) que recebeu a certificação ISO20121 em novembro de 2019, entre eles:

  • Maximizar o uso de instalações existentes e construir novas instalações sustentáveis;
  • Fortalecer a cooperação regional para melhorar o desenvolvimento coordenado e o meio ambiente na região de Beijing-Zhangjiakou;
  • Tomar ações contra a mudança climática e entregar um evento com baixa pegada de carbono;
  • Implementar e promover o desenvolvimento de economia circular sustentável;
  • Aprimorar a infraestrutura pública, incluindo a construção de meios de transportes e o desenvolvimento de acesso e gerenciamento de serviços urbanos;
  • Desenvolver os esportes de inverno e indústria do turismo na região de Beijing-Zhangjiakou;
  • Promover a comercialização e a implementação de conquistas tecnológicas para o crescimento e desenvolvimento sustentável de novas áreas econômicas;
  • Melhorar as condições de vida e aumentar a empregabilidade dos residentes próximos às zonas de competição durante a preparação para os Jogos.

Entre as ações já em execução pelos organizadores estão a instalação de refrigeradores de gás carbônico para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e mecanismos de abastecimento elétrico entre as regiões para estabelecer o uso total de energia renovável nas instalações dos Jogos.

Saiba mais sobre o Plano de Sustentabilidade Beijing 2022

Confira mais sobre sustentabilidade no universo da neve: