O Campeonato Mundial de Snowboard está acontecendo entre os dias 8 e 16 de março em Aspen (Estados Unidos). A competição marcou a estreia de Augustinho Teixeira, grande destaque recente do Freestyle Brasileiro, em Mundiais, como o atleta mais jovem da história a estrear na competição e participar das três provas.

Na prova qualificatória de Slopestyle, realizada no dia 10, Augustinho fez uma grande performance, sendo o melhor sul-americano na prova qualificatória de Slopestyle em sua estreia.

No dia 11, durante a prova qualificatória de Halfpipe, Augustinho conquistou o Top 30, resultado que dá pontos importantes para a corrida olímpica e também foi o melhor sul-americano na prova.

Augustinho foi o único atleta a competir nas três provas do Mundial e o atleta mais jovem do evento. Ele se tornou também o mais novo atleta a competir nas 3 disciplinas do Mundial, Slopestyle, Halfpipe e Big Air, com 16 anos e 9 dias, superando o holandês Dimi de Jong, que estreou com 16 anos e 136 dias de idade no Mundial de La Molina, em 2011

Augustinho estreia na prova de Big Air no Mundial

No dia 14 foi realizada a prova qualificatória de Big Air na competição, marcada por condições climáticas difíceis para os atletas participantes; ventanias fortes tornam os saltos perigosos, o que faz com que os atletas não arrisquem em fazer suas melhores manobras.

Em seu primeiro salto, Augustinho executou a manobra Frontside 1080º, o que lhe rendeu 32.50 pontos, conquistando a 48ª colocação.

“O Big Air foi muito difícil mas ao mesmo tempo muito legal e eu me diverti e aprendi muito com a minha participação. O clima estava complicado, tinha nevado uns 40cm a noite anterior. Às 11 horas começou a nevar (nossa bateria começava as 11:30) o que além de diminuir a velocidade, fez com que a visibilidade diminuísse. Consegui Fazer um fs10 e aterrissar apesar que vento me descolocou um pouco.” comentou Augustinho.

Devido ao vento forte, o atleta brasileiro não conseguiu realizar uma manobra no seu segundo salto.

“No segundo salto o vento aumentou muito e não era seguro para min (pois sou bastante leve e pequeno) fazer rotações muito altas poderia me machucar, como aconteceu com um atleta francês e outro croata que largaram depois de mim no primeiro salto e foram DNS no segundo por lesão. Mas em termos gerais, feliz com a minha performance e por ter representado bem o meu país.” concluiu o jovem atleta.

A final do Big Air será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da FIS Snowboard.

Confira mais: