Os membros da FIS se reuniram hoje na Assembleia Geral para eleger um novo Conselho, um avanço de governança e equidade de gênero, saiba aqui os principais acontecimentos e decisões

Aconteceu na manhã do dia 26 de maio de 2022 o 53º Congresso/Assembleia Geral da Federação Internacional de Ski (FIS) em Milão (ITA) que elegeu o presidente da organização pelos próximos quatro anos, com a reeleição de Johan Eliasch (GBR), e os membros do Conselho da FIS. Foram também aprovadas alterações no Estatuto e a entrada da Tailândia e dos Emirados Árabes Unidos como novos Membros da organização com poder de voto, além da inclusão de Uruguai e Arabia Saudita como membros provisórios.

Durante o Congresso da FIS realizado no ano passado, foram aprovadas alterações no Estatuto da organização no que diz respeito à composição do Conselho, que trouxeram mudanças importantes de governança e equidade de gênero para aumentar a representação de mulheres e de nações menos tradicionais. É importante ressaltar que o conselho da FIS passou a ser composto por 21 (vinte e um) membros: o presidente da FIS eleito pelo Congresso, 18 (dezoito) membros eleitos pelo Congresso e 2 (dois) membros que são os representantes da Comissão de Atletas e confirmados pelo Congresso.

De acordo com o Estatuto vigente, para as eleições referente ao período 2022-24, o Conselho precisa ter em sua composição:

• no mínimo, 3 (três) representantes de cada gênero;
  • 1 (um) representante de uma Associação Membro com 1 (um) voto;
  • 1 (um) representante de uma Associação Membro com 2 (dois) votos.

O Congresso da FIS elegeu para fazer parte do Conselho 4 (quatro) mulheres, com uma representante a mais do que o número mínimo estipulado pelo Estatuto. Foram eleitas: Deidra Dionne (CAN), Magdalena Kast (ARG), Anne-Chantal Pigelet (FRA) e Fiona Stevens (NZL). Na última formação, o conselho tinha apenas 1 (uma) mulher eleita. Com a eleição das 4 representantes, a representação feminina passa de 5,55% para 22,22% dos representantes eleitos pelo Congresso: um passo muito significativo para o equilíbrio de gênero, mas que deixa claro que ainda há muito a ser feito.

INCLUSÃO DO SNOWBOARD NO NOME DA ORGANIZAÇÃO

Uma das aprovações mais aguardadas foi a inclusão do Snowboard no nome da FIS. Agora a entidade passa a ser a FIS – Federação Internacional de Ski e Snowboard, uma importante mudança que evidencia a relevância da modalidade, assim como, a mentalidade mais progressista da atual administração.

“Dia histórico para a FIS e para os esportes Paralímpicos de Neve com 94% da Assembleia Geral votando a favor da transferência destes do IPC para a FIS, processo no qual o Brasil teve fundamental participação. Um dia especial também para todos os amantes do Snowboard com a mudança do nome da FIS agora incorporando este esporte no nome.”, comentou Stefano Arnhold, presidente do Conselho Consultivo da CBDN e representante do Brasil no Congresso.

GOVERNANÇA E EQUIDADE DE GÊNERO EM DESTAQUE TAMBÉM NA PARTE ESPORTIVA

A FIS também adotou mudanças importantes em algumas modalidades, com o objetivo de fomentar a equidade de gênero nos esportes de neve representados pela organização. No Ski Cross Country, foi decidido que as distâncias das provas femininas e masculinas serão as mesmas nas etapas de Copa do Mundo da temporada 2022/23.

O programa competitivo para as mulheres foi estruturado em um período em que os homens acreditavam que as mulheres não tinham a mesma capacidade que os homens de esquiar longas distâncias. Porém, hoje em dia, é de conhecimento geral que as mulheres conseguem esquiar longas distâncias e que a comunidade do Ski Cross Country da FIS não pode mais continuar contando essa história.

Essa decisão impacta também as distâncias de provas para os Campeonatos Mundiais Junior e Sub23, assim como para os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude (YOG). Nos Mundiais Junior e Sub23, as distâncias serão alteradas já na edição dessa temporada em Whistler-Squamish (CAN), com as seguintes distâncias para mulheres e homens:

• Largada Intervalada 10km
  • Mass Start 20km
  • Sprint
  • Revezamento misto 4x5km C/F

Para a próxima edição do YOG em Gangwon (KOR), as distâncias serão:

• Largada Intervalada 7,5km
  • Sprint
  • Revezamento misto 4x5km C/F

Ademais, no Combinado Nórdico, a temporada 2022/23 incluirá a estreia da prova de Time Misto no Campeonato Mundial de Ski que será realizado em Planica (SLO).

GOVERNANÇA DAS MODALIDADES PARALÍMPICAS DE NEVE NA FIS

Outra importante decisão tomada pelo Congresso foi que a FIS assumirá a governança das modalidades paralímpicas de neve (Para Ski Cross Country, Para Ski Alpino e Para Snowboard). As modalidades são geridas atualmente pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC) que tem o objetivo de até 2026 não atuar mais como federação internacional para as modalidades IPC. Mais informações sobre essa decisão serão comunicadas posteriormente após a FIS e o IPC discutirem os detalhes e o cronograma da transferência de governança.

As modalidades de neve paralímpicas têm muito a ganhar com essa decisão, já que tem relações de longa data com a FIS com base na cooperação, apoio e formação técnica. Além disso, a interação com uma federação internacional já existente, como a FIS, aumenta as chances de exposição das modalidades paralímpicas através da organização de eventos em conjunto (provas olímpicas e paralímpicas), além do aumento de oportunidades de patrocínio através de um pool de patrocinadores conjunto.

Veja todos os detalhes e decisões do 53º Congresso FIS