O veterano da delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Inverno de PyeongChang 2018 disputa sua primeira prova na competição na noite deste domingo, 11, a partir das 22h30 (horário de Brasília). O paulista André Cintra competirá no snowboard cross no Jeongseon Alpine Centre. 

Aos 38 anos, André  ocupa o posto de atleta mais experiente da equipe do Brasil na Coreia do Sul não apenas pela idade, já que Aline Rocha e Cristian Ribera, os outros representantes do país, tem apenas 27 e 15 anos, respectivamente, mas, sim, porque esta será a sua segunda participação em Jogos. 
 
O atleta estreou na neve há quatro anos, em Sochi, na Rússia. Na época, o Brasil também fazia o seu debute em Jogos de Inverno. Em solo russo, o snowboarder terminou a única prova que disputou, o snowboard cross, em 28º dentre 33 participantes. Desta vez, competirá no cross, neste domingo, 11, e também no banked slalom, no dia 15, a partir das 22h30 (horário de Brasília).  
 
“A diferença do André de 2014 para o André de agora é a experiência com a prótese, com a neve e com o esporte em si. Minha expectativa é superar meus resultados anteriores. Acredito que tenho toda as condições por causa dos treinamentos que tenho feito”, afirma. 

Na fase classificatória da disputa do snowboard cross, os atletas descem a montanha sozinhos e os mais rápidos avançam às oitavas. Nesta segunda etapa até a final, a disputa é head-head, ou seja, descem dois snowboarders ao mesmo tempo. Quem vence a “corrida”, segue em frente. A modalidade é exclusiva para deficientes físicos e divide os competidores em três classes: duas para deficiências em membros inferiores (LL1 – do André – e LL2) e uma para membros superiores (UL). 

Os Jogos da Coreia são o maior da história e reúnem 567 atletas de 48 países, mais os neutros. Além do snowboard e do esqui cross-country, esporte de Aline e de Cristian, estão no programa nesta edição o biatlo, o esqui alpino, o curling em cadeira de rodas e o hóquei. No total, serão disputadas medalhas em 80 eventos até o dia 18 de março. 

Todas as competições têm transmissão ao vivo no site (paralympic.org) e no YouTube (ParalympicSportTV) do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês). 

Perfil
André Cintra – São Paulo (SP)

Data de nascimento: 22/03/1979
Peso: 77kg 
Altura: 1,80
Classe: LL1
Modalidade: snowboard
História: Aos 18 anos, André sofreu um acidente de moto e teve de amputador a perna direita um pouco acima do joelho. Em 2010, se interessou pelo snowboard e resolveu se aventurar no esporte. Ele foi o primeiro atleta brasileiro a conseguir se classificar para os Jogos Paralímpicos de Sochi, em 2014, quando o Brasil fez sua estreia na competição de inverno.