Entre os dias 21 e 22 de janeiro, três atletas brasileiros participaram de uma etapa da Copa do Mundo de Ski Cross Country em Livigno, na Itália. Eduarda Ribera, Gabriela Neres e Victor Santos foram os representantes brasileiros na competição.

Sprint Individual

No primeiro dia de competição foram realizadas as provas individuais de Sprint, tanto no masculino como no feminino.

A classificatória feminina foi a primeira do dia e contou com participação brasileira. Gabriela Neres foi a 37ª colocada, fazendo o percurso em 3min34s77 e conquistando 356.40 pontos FIS. Já Eduarda Ribera terminou a prova em 3min48s20, ficando com a 38ª posição e 453.72 pontos FIS. Nenhuma das duas avançou para as provas finais.

A prova final contou com um pódio 100% sueco. Jonna Sundling ficou com o primeiro lugar, Maja Dahlqvist ficou com a segunda posição e Emma Ribom fechou o pódio na terceira colocação.

Ainda no dia 21, Victor Santos participou da prova masculina de Sprint individual. Na classificação, o brasileiro ficou na 54ª posição, terminando a prova em 3min00s43 e conquistando 319.20 pontos FIS.

O atual campeão olímpico e mundial Johannes Høsflot Klæbo (NOR) foi o vencedor da prova final, com Richard Jouve (FRA) e Jannik Riebli (SUI) fechando o pódio na segunda e terceira posição respectivamente.

“Ter participado desse evento é uma realização indescritível, principalmente por dividir a pista com os melhores do mundo, fez minha motivação aumentar muito para a prova e me direcionar melhor para meus planejamentos futuros. As provas de sprints são as minhas favoritas e me deixou muito feliz estar levando a bandeira do Brasil para este momento.” disse Gabriela Neres.

Sprint por equipes

Fechando a participação brasileira na etapa da Copa do Mundo em Livigno, na Itália, Eduarda Ribera e Gabriela Neres disputaram as provas de Sprint por equipes.

Na prova classificatória, as brasileiras ficaram na 14ª colocação com um tempo de 7min26s26.

Já na prova final, a equipe do Brasil acabou tomando uma volta das líderes da prova e foram desclassificadas.

“Eu fico muito feliz e grata pela grande oportunidade de realizar mais um sonho. Não foi um dos melhores dias de prova, me sinto um pouco triste pelo fato de não conseguir fazer tudo que eu realmente queria, mas agora é mudar a cabeça e se preparar pras próximas provas que vem pela frente.” comentou Eduarda Ribera.

O time B da Suécia, composto por Maja Dahlqvist e Linn Svahn, venceu a prova superando o time A sueco, composto por Jonna Sundling e Emma Ribom, que ficou em segundo. O time A dos Estados Unidos fechou o pódio na terceira colocação.

Confira os resultados do Brasil na íntegra

Leia também:

Brasil representado na Universíade de Inverno em Lake Placid

Sebastian Bowler participa de etapas da Copa do Mundo em Calgary