Equipe de Para Ski Cross Country do Brasil disputa provas FIS em Tierra Mayor, na Argentina. As provas foram realizadas em 14, 15 e 19 de agosto.
Entre os atletas estavam Elena de Sena Souza, Guilherme Rocha e Robelson Lula. Além disso, os treinadores Matheus Terroni e Alexandre Oliveira também estiveram presentes na delegação brasileira.
Distance (10km) – 14/08
No primeiro dia de competição, os brasileiros disputaram a prova Distance de 10km.
Competindo no feminino, Elena de Sena Souza ficou com a 4ª colocação com um tempo de 41min23s06.
O pódio foi todo chinês, com Zhai Yuxin em primeiro, Wang Shiyu em segundo e Li Panpan em terceiro.
Por outro lado, no masculino, Robelson Lula foi o 7° colocado, com um tempo total de 33min04s02, enquanto Guilhemre Rocha foi o 8° com 33min15s09.
Assim como na prova feminina, os atletas da China também dominaram a prova. Mao Zhongwu venceu a prova, com Wang Tao em segundo e Liu Mengtao em terceiro.
5km – 15/08
Na prova de 5km feminina, Elena de Sena Souza repetiu sua 4ª colocação, desta vez com um tempo de 20min27s05.
Da mesma forma que na prova de 10km, o pódio foi formado por Zhai Yuxin na primeira posição, Wang Shiyu na segunda e Li Panpan na terceira.
Em contrapartida, Guilherme Rocha melhorou seu desempenho na prova de 5km. O brasileiro ficou com a 5ª colocação ao completar o percurso em 15min08s01. Em seguida, veio Robelson Lula com a 8ª posição e um tempo de 15min54s02.
Desta vez, Liu Mengtao conquistou o primeiro lugar, com Wang Tao em segundo novamente e Zheng Peng em terceiro.
Sprint – 19/08
Por fim, encerrando a participação da equipe de Para Ski Cross Country do Brasil em Tierra Mayor, os atletas disputaram as provas de Sprint no dia 19.
Elena de Sena Souza ficou com a 3ª colocação na prova classificatória. A brasileira fez um tempo de 4min51s.
No entanto, na final ela ficou na 4ª posição, apenas a alguns segundos do pódio.
Já no masculino, Guilherme Rocha e Robelson Lula repetiram suas colocações da prova de 5km. Enquanto Guilherme foi o 5° com um tempo de 3min36s02, Robelson foi o 8° com 3min47s01.
Participação do Brasil nas provas de Para Ski Cross Country em Tierra Mayor
A equipe brasileira conquistou bons resultados em provas disputadas por alguns dos melhores atletas paralímpicos do mundo.
“Os atletas competiram muito bem, apesar das condições adversas do clima, superaram seus limites e entregaram tudo de si nas provas. Saímos com sensação de dever cumprido e mais preparados para o que está por vir nessa temporada que se inicia. Além disso, acho que vale mencionar que a competição contou com vários atletas da delegação chinesa que participaram dos últimos jogos paralímpicos”, analisou Matheus Terroni, treinador da equipe brasileira de Para Cross Country.