No fim de semana, dias 27 e 28 de fevereiro, o Brasil conquistou resultados inéditos no Mundial de Ski Cross Country, que acontece em Oberstdorf (Alemanha).

Após seu grande resultado na prova qualificatória, Jaqueline Mourão participou da prova de Skiathlon, no dia 27 de fevereiro. Com o tempo de 48min50s7, a atleta conquistou 371.96 pontos FIS (quanto menos pontos melhor é o resultado) e a 55ª colocação.

O resultado é inédito, uma vez que é a primeira vez que o Brasil finaliza a prova de Skiathlon em Campeonatos Mundiais da modalidade, que é considerada uma das provas mais complexas da modalidade por obrigar aos atletas a competir nas duas técnicas, livre e clássico, na mesma pista e na mesma prova. No total, são 15 km, sendo metade percorridos em cada técnica.

Já no dia 28 de fevereiro, o Brasil participou das provas de Team Sprint com duplas formadas no masculino e feminino.

No masculino, a dupla formada por Manex Silva e Victor Santos conquistou a 33ª colocação com o tempo de 16min29s33. No feminino, a dupla formada por Jaqueline Mourão e Bruna Moura conquistou o 24º lugar com o tempo de 19min25s01.

Ambos resultados são inédito para o Brasil, pois é a primeira vez que o país finaliza a prova de Team Sprint em Campeonatos Mundiais.

“Estou muito feliz com minha performance, posso confirmar que estou realmente em uma ótima fase e feliz por fazer história para o nosso país, pois é a primeira vez que temos a participação brasileira no Team Sprint”, comentou Jaqueline.

Jaqueline Mourão também elogiou a evolução da equipe e enfatizou o orgulho de representar o país. “Estou muito feliz de ver a equipe muito mais evoluída, está cada ano melhor, e conseguimos bater recordes. É uma outra vibe quando você consegue representar o seu país, orgulho muito grande, fizemos uma ótima prova e dei tudo o que eu tinha”, adicionou.

A atleta também se emocionou ao falar da sua participação na prova com sua dupla, Bruna Moura, pela sua história com a atleta. “Correr com a Bruna foi especial, pessoalmente para mim, porque ela tem uma história comigo desde o MTB, quando eu realizei um projeto de desenvolvimento para o Mountain Bike, e ela era uma das pessoas que estavam no projeto. Eu a conheci com 16 anos, e dez anos depois pudemos correr como parceiras e para mim isso foi muito emocionante”, explicou Jaqueline.

“A participação no Campeonato Mundial era nosso principal objetivo da temporada competitiva. Conseguimos conquistar os resultados esperados para abertura de vagas para o país nos Jogos Olímpicos de Inverno e estamos conquistando resultados muito relevantes na competição”, comenta Camila Gobo, coordenadora técnica da CBDN.

“A participação no Skiathlon e nas provas de Team Sprint foram um marco muito importante na evolução da equipe brasileira de Ski Cross Country. Estamos muito animados com as próximas provas, já que a Jaqueline Mourão ainda competirá nas provas de 10 km estilo livre e 30 km estilo clássico. Para a equipe masculina, a última prova no Mundial será o revezamento 4×10 km”, concluiu Camila.

A equipe agora se prepara para as últimas provas da competição:

  • 02/03 – 10 km F Feminino
  • 05/03 – Revezamento Masculino (4×10 km)
  • 06/03 – 30km Mass Start Feminino

As provas são transmitidas ao vivo pelo canal do Youtube da FIS, não deixe de acompanhar!

Confira mais: