Em busca de uma maior igualdade de gênero no esporte, o COI – Comitê Olímpico Internacional realizou encontros para discutir o tema com as federações internacionais.

Ao longo do mês de setembro, o COI – Comitê Olímpico Internacional realizou uma série de webinars sobre igualdade de gênero no esporte, que reuniu representantes das Federações internacionais a fim de discutir caminhos para eliminar a desigualdade de gênero no ambiente esportivo.

O evento online foi uma solução, diante do cenário de Covid-19, para realizar o Fórum de Igualdade de Gênero, que ocorre anualmente desde 2015. Os encontros aconteceram em colaboração com a ASOIF – Associação das Federações Internacionais Olímpicas de Verão e com a AIOWF – Associação das Federações Internacionais dos Jogos Olímpicos de Inverno.

A CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve esteve presente em todos os encontros, representada pela coordenadora técnica Camila Freitas.

Como foram os webinars de igualdade de gênero do COI?

Formado por seis sessões diferentes, os webinars cobrem os seguintes tópicos: liderança, identificação e redução do preconceito de gênero em todos os aspectos de representatividade. As sessões e seus temas específicos foram os seguintes:

  • Sessão 1 – Liderança (07/09): Consolidando a Igualdade de Gênero no Processo Eleitoral;
  • Sessão 2 – Liderança (07/09): Desenvolvendo a conduta de candidatas de governança;
  • Sessão 3 – Liderança (14/09): Desenvolvendo a base de treinadoras;
  • Sessão 4 – Liderança (14/09): Desenvolvendo a base de técnicas oficiais;
  • Sessão 5 – Representatividade (23/09): Removendo o enviesamento de gênero e alcançando equilíbrio de gênero;
  • Sessão 6 – Esporte seguro (23/09): Desenvolvendo políticas e procedimentos.

As sessões tiveram participações dos presidentes de federações internacionais, membros da diretoria, chefes executivos e membros dos comitê.

Assista aos dois primeiros webinars