Crédito foto em destaque: Thomas Lovelock/OIS

A CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve, irá realizar a sétima edição do Campeonato Brasileiro de Para Snowboard. A competição, realizada pela última vez em 2019, no Snowland, em Gramado (RS), voltará ao parque em 2022 para mais uma edição.

Em 2019, o torneio contou com a participação de seis atletas – todos oriundos do programa de desenvolvimento do Para Snowboard no Brasil. Atualmente, o Projeto Para Snow, que foi retomado em agosto deste ano, conta com 11 atletas (6 homens e 5 mulheres).

Anteriormente, o Campeonato Brasileiro de Para Snowboard era realizado juntamente dos Campeonatos Brasileiros de Snowboard. Em 2017, por exemplo, foi realizada uma prova paralímpica de Snowboard Cross durante o Campeonato Brasileiro de Snowboard. Ao todo, oito paratletas de Brasil e Canadá participaram da prova em cinco classes diferentes.

A edição 2022 do Campeonato Brasileiro de Para Snowboard acontecerá no dia 26 de outubro, no período da manhã, com a prova de Banked Slalom. Dez paratletas irão participar da competição realizada no Snowland, em Gramado.

“Estamos muito felizes com a realização do Campeonato Brasileiro de Para Snowboard em Gramado. O projeto é muito importante para o desenvolvimento da modalidade no Brasil e o campeonato ajuda nesse desenvolvimento.” comentou Gustavo Haidar, Supervisor das Modalidades Paralímpicas da CBDN.

Conheça mais sobre o Para Snowboard

O Para Snowboard nasceu em 2005 em uma iniciativa de um grupo de atletas que iniciou os esforços para incluir a modalidade no programa Paralímpico. A modalidade foi incluída pela primeira vez nos Jogos Paralímpicos de Inverno realizada em 2014, em Sochi.

Em todas as três edições dos Jogos Paralímpicos de Inverno em que o Para Snowboard esteve presente, o Brasil teve pelo menos um representantes em cada.

Atualmente a modalidade possui 3 classes diferentes: a classe LL1, que envolve atletas com deficiência significativa em uma perna, como uma amputação acima do joelho, ou deficiência nas duas pernas, a classe LL2 envolve aqueles que possuem deficiência com menos limitação e a classe UL, que envolve atletas com deficiência nos membros superiores.

Confira a retrospectiva da temporada 2021/2022 do Para Snowboard