Crédito foto em destaque: Ale Cabral/CPB

A temporada do Para Snowboard brasileiro foi muito movimentada e com grandes resultados conquistados pelos atletas. Confira a retrospectiva de Para Snowboard na temporada 2021/2022!

Copa do Mundo e Europa Cup

Landgraaf (Holanda)

A retrospectiva de Para Snowboard começa nos dias 29 e 30 de novembro, onde os atletas brasileiros André Barbieri e José Lima participaram da Copa do Mundo e da Europa Cup de Para Snowboard, respectivamente, em Landgraaf na Holanda.

José Lima participou da prova de Banked Slalom da Europa Cup na classe Upper Limb, que envolve atletas com deficiência nos membros superiores. No primeiro dia de competição, participando da Europa Cup, José Lima conquistou a 9ª posição, com o tempo de 47s31. Já no segundo dia de Europa Cup, o atleta melhorou seu tempo e alcançou a marca de de 45s23, conquistando a 7ª colocação, a menos de 3 segundos do pódio.

Competindo na Copa do Mundo na classe LL1 que envolve atletas com deficiência significativa em uma perna, como uma amputação acima do joelho, ou deficiência nas duas pernas, André Barbieri conquistou no primeiro dia a 12ª colocação, com o tempo de 49s5. No segundo dia de Copa do Mundo, o brasileiro terminou na 13ª colocação, com o tempo de 51s37.

Pyha (Finlândia)

Entre os dias 10 e 12 de dezembro, em Pyha na Finlândia, a dupla brasileira voltou a disputar a Copa do Mundo e a Europa Cup de Para Snowboard.

No primeiro dia de provas da Europa Cup, José Lima fez o tempo de 59s67, conquistando o 5º lugar. No segundo dia, José Lima teve boa performance, mantendo o 5º lugar mas melhorando seu tempo, finalizando em 57s19, terminando a prova a cerca de 4 segundos do pódio em sua categoria.

Em preparação para os Jogos Paralímpicos, André Barbieri disputou a Copa do Mundo novamente. No seu primeiro dia de competição, André foi o 9° colocado de sua prova. Em seu segundo dia, o brasileiro terminou a prova na 10ª colocação com um tempo de 1min20s65.

Recorde e medalhas na Copa do Mundo de Para Snowboard

Entre os dias 8 e 12 de fevereiro, foi realizada mais uma etapa da Copa do Mundo de Para Snowboard no Resort Big White, na cidade de Kelowna no Canadá. O Brasil foi representado no evento pelo atleta paralímpico André Barbieri.

No primeiro dia de provas, André conquistou um segundo lugar e, consequentemente, a medalha de prata. Completaram o pódio o canadense Tyler Turner na primeira posição e o estadunidense Thomas Wilson no terceiro lugar. Com o resultado, Barbieri estabeleceu o novo recorde brasileiro de Para SBX com 800 pontos IPC.

Em seu segundo dia de competição, Barbieri conquistou um terceiro lugar e a medalha de bronze. Completaram o pódio o canadense Tyler Turner, novamente na primeira posição e o americano Tyler Burdick com a segunda colocação.

Jogos Paralímpicos

Não poderíamos deixar de fechar a retrospectiva de Para Snowboard com o evento mais importante da temporada. O Brasil foi representado nos Jogos Paralímpicos de Beijing 2022 pelo estreante André Barbieri. O gaúcho de 40 anos, disputou as provas de Snowboard Cross e Banked Slalom.

Na fase classificatória (tomada de tempos) do Cross, André foi o 13º colocado, conseguindo a classificação para as quartas de final.

Em sua bateria nas quartas, André foi o 4º colocado. Mesmo após um bom começo disputando a terceira colocação com o austríaco Rene Eckhart, André acabou por perder o ritmo e não conseguiu avançar para as semifinais. Sua classificação geral foi a 13ª colocação.

André Barbieri terminou sua participação em seus primeiros Jogos Paralímpicos no dia 11 de março, na prova de Para Snowboard Banked Slalom.

Disputando contra os melhores do mundo, André foi o 13º colocado no geral. Após a primeira descida ter sido de 01min43s86, o atleta conseguiu baixar para 01min22s18 na segunda descida e garantindo assim, números finais a sua participação.

A participação de Barbieri nos Jogos Paralímpicos foi a terceira consecutiva do Brasil na modalidade. Incorporado primeiramente ao programa paralímpico de eventos do Para Ski Alpino nos Jogos de Sochi 2014, o Para Snowboard foi representado por André Cintra no Cross em 2014, e no Banked Slalom e Cross em 2018.

Conheça o Projeto Para Snow!