O Projeto Para Snow, realizado desde 2018 pela CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve, é um projeto para a iniciação de atletas no Para Snowboard que busca desenvolver e consolidar a modalidade no Brasil.

“O projeto de Para Snowboard é um projeto estratégico para a CBDN. O Snowland é um grande parceiro e conseguimos desenvolver uma prática inicial do Para Snowboard, com o objetivo de dar oportunidades de treinamentos e competições para os melhores atletas.” comentou Gustavo Haidar, Supervisor das Modalidades Paralímpicas da CBDN.

Em 2022, o Projeto Para Snow conta 11 atletas (6 mulheres e 5 homens). Os treinamentos foram retomados no último dia 6 de agosto e seguirão acontecendo aos sábados no Snowland, em Gramado (RS). Além da estrutura, o Snowland também disponibiliza os instrutores, que acompanham o grupo durante a prática. A CBDN oferece um traslado saindo de Porto Alegre para o Snowland em Gramado às 13:00 e voltando para a capital gaúcha às 21:00.

Projeto Para Snow

Conheça mais sobre o Para Snowboard

O Para Snowboard nasceu em 2005 em uma iniciativa de um grupo de atletas que iniciou os esforços para incluir a modalidade no programa Paralímpico. A modalidade foi incluída pela primeira vez nos Jogos Paralímpicos de Inverno realizada em 2014, em Sochi.

Em todas as três edições dos Jogos Paralímpicos de Inverno em que o Para Snowboard esteve presente, o Brasil teve pelo menos um representantes em cada.

Atualmente a modalidade possui 3 classes diferentes: a classe LL1, que envolve atletas com deficiência significativa em uma perna, como uma amputação acima do joelho, ou deficiência nas duas pernas, a classe LL2 envolve aqueles que possuem deficiência com menos limitação e a classe UL, que envolve atletas com deficiência nos membros superiores.

Confira a retrospectiva da temporada 2021/2022 do Para Snowboard

Conheça o Snowland!