Segunda etapa da competição presenciou a participação de atletas de quatro países da América Latina. Brasileiros conquistaram as primeiras posições na competição.

 

A segunda etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski 2021 aconteceu entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro, com provas realizadas no Parque Eco-Esportivo Damha, em São Carlos.

Além de atletas brasileiros que participam frequentemente do Circuito, a competição contou com a presença de atletas estrangeiros: no masculino, o chileno Yonathan Fernandez, e o venezuelano Cesar Baena, e, no feminino, a mexicana Regina Martinez Lorenzo.

Os destaques da segunda etapa foram novamente Bruna Moura, Manex Silva e Steve Hiestand. A atleta, campeã das últimas edições do Circuito, protagonizou novamente o domínio das provas no feminino, conquistando a primeira colocação em todas.

“Essa etapa foi muito positiva para mim. Foi legal termos disputas mais acirradas com a participação de mais atletas no feminino, incluindo uma mexicana. Acredito que um nível maior de competitividade só tem a agregar no desempenho de todas as atletas, independente dos resultados”, comentou Bruna.

O grande resultado nas provas do Rollerski é de grande importância para a atleta, principalmente pelo seu foco nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, a serem realizados em Beijing.

“Minha preparação para essa temporada está focada em atingir um pico de performance nas provas na neve, as quais definirão as representantes brasileiras nos Jogos Olímpicos, então ter tido um desempenho progressivo entre a primeira e a segunda etapa, conquistando o primeiro lugar em todas as provas dessa segunda me deixou ainda mais confiante de que estamos no caminho certo”, completou Bruna.

Já Manex e Steve, com grandes performances durante as provas realizadas, estarão presentes na lista FIS de atletas com menos de 100 pontos FIS (quanto menos pontos melhor o resultado) do Ski Cross Country.

Confira aqui todos os resultados completos do circuito.

Resultados das provas

Primeiro dia

No primeiro dia da segunda etapa do Circuito, dia 30 de setembro, foram realizadas as provas de Mass Start masculino e feminino.

No masculino, Manex Silva foi o grande vencedor, com o tempo de 22min35s (conquistando 90.80 pontos FIS). O segundo colocado da prova foi Steve Hiestand, com o tempo de 22min46s (conquistando 114.77 pontos FIS). O pódio foi completo pelo chileno Yonathan Fernandez, em terceiro lugar.

No feminino, Bruna Moura foi a grande vencedora, com o tempo de 13min28s9. A segunda colocada da prova foi Mirlene Picin, com o tempo de 13min32s4. O pódio foi completado por Gabriela Neres, com o tempo de 14min34s1.

Segundo dia

No segundo dia de competição, dia 01 de outubro, foram realizadas as provas de Sprint masculino e feminino.

No masculino houve muita emoção na prova toda, desde a qualificatória até as disputas das baterias. Na grande final, em uma prova muito acirrada, a vitória ficou com Manex Silva, e a prata e o bronze foram definidos no photo finish, entre Steve Hiestand e Claudio Gustavo, terminando em segundo e terceiro, respectivamente.

No feminino, Bruna Moura foi a grande vencedora, conquistando a primeira colocação. A jovem atleta, Eduarda Ribera, finalizou em segundo lugar e Mirlene Picin completou o pódio.

Terceiro dia

No terceiro e última dia de competição da segunda etapa, dia 02 de outubro, foram realizadas as provas de Distance Clássico.

No masculino, Steve Hiestand foi o primeiro colocado, com o tempo de 26min28s7 (conquistando 90.80 pontos FIS). Manex Silva finalizou em segundo lugar, com o tempo de 26min52s3 (conquistando 132.39 pontos FIS). O chileno Yonathan Fernandez completou o pódio, com o tempo de 27min20s6.

No feminino, Bruna Moura foi mais uma vez a vencedora, conquistando o primeiro lugar com o tempo de 14min17s1. Eduarda Ribeira finalizou em segundo lugar, com o tempo de 14min57s8, e Mirlene Picin completou o pódio em terceiro lugar com o tempo de 15min11s7.