Nos dias 29 e 30 de janeiro, a equipe paralímpica de Ski Cross Country participou das provas de Sprint e Distance realizadas em Bozeman, nos Estados Unidos. A participação representa o retorno da equipe às provas oficiais, após a interrupção das competições no ano passado devido à pandemia de Covid-19.

Os atletas brasileiros participantes foram Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley dos Santos.

A competição em Bozeman foi caracterizada pela grande disputa entre os atletas norte-americanos e brasileiros, tanto do masculino quanto do feminino da modalidade.

Na prova de Sprint, que aconteceu no dia 29, Cristian Ribera fez o melhor tempo do dia, terminando a classificação na primeira colocação, e garantindo a medalha de bronze na bateria final, atrás dos americanos Daniel Cnossen e Aaron Pike. Robelson Lula, Wesley dos Santos e Guilherme Rocha finalizaram, respectivamente, na 6ª, 7ª e 8ª colocações na classificação geral de suas classes de competição*.

Já Aline Rocha alcançou a terceira colocação na qualificação e a terceira colocação na bateria final, atrás das norte-americanas Oksana Masters e Kendall Gretsch.

Na prova de Distance, realizada no dia 30, Cristian e Aline novamente competiram em alto nível e alcançaram, respectivamente, a segunda e a terceira posições nas suas provas. 

Em uma prova de aproximadamente 30 minutos de duração, Cristian finalizou a apenas 9 segundos atrás do medalhista paralímpico, Dan Cnossen, que alcançou a primeira posição entre os atletas do masculino. Entre as atletas do feminino, Aline finalizou na terceira posição, com a atleta Oksana Masters, medalhista paralímpica, chegando na primeira colocação.

Robelson Lula também se destacou, finalizando na quinta colocação da classificação geral entre os atletas da sua classe. Guilherme Rocha e Wesley dos Santos conquistaram, respectivamente, a 7ª e 8ª colocações na classificação geral das respectivas classes*.

“Eu gostei bastante de voltar à competir, depois de um ano sem nenhum evento foi bem legal poder voltar às pistas”, comentou Cristian.

O atleta demonstrou expectativa em alcançar ainda melhores resultados nas próximas provas. “Meus resultados foram bons mas, sempre dá pra melhorar uma coisa ou outra, então vou me esforçar pra que nas próximas os resultados sejam ainda melhores”, concluiu.

Os resultados alcançados pela equipe são importantes para a elegibilidade dos atletas para as vagas nos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022, que serão realizados em Beijing (China).

Agora, a equipe volta para Utah com foco em sua preparação para a próxima competição que será realizada entre os dias 12 e 17 de fevereiro.

Veja como começou a preparação da equipe nos Estados Unidos.

*Resultados extraoficiais aguardando a homologação do WPNS – World Para Nordic Skiing.