A CBDN – Confederação Brasileira de Desportos de Neve realiza desde 2018 no Snowland, em Gramado (RS) o Projeto Para Snow, um projeto para a iniciação de atletas no Para Snowboard que busca desenvolver e consolidar a modalidade no Brasil.

“O projeto de Para Snowboard é um projeto estratégico para a CBDN. O Snowland é um grande parceiro e conseguimos desenvolver uma prática inicial do Para Snowboard, com o objetivo de dar oportunidades de treinamentos e competições para os melhores atletas.” comentou Gustavo Haidar, Supervisor das Modalidades Paralímpicas da CBDN.

O programa funciona da seguinte maneira: os treinamentos ocorrem todos os sábados. Atualmente a captação dos atletas é feita diretamente no contato com a CBDN, porém existe o planejamento de realizar workshops para aumentar a captação. Além de disponibilizarem o local em si, o Snowland também disponibiliza os instrutores, que acompanham o grupo durante a prática. A CBDN oferece um traslado saindo de Porto Alegre para o Snowland em Gramado às 13:00 e voltando para a capital gaúcha às 21:00.

Feita a iniciação no Brasil, selecionam-se atletas para participarem de treinamentos no exterior, com o objetivo de preparar uma equipe nacional para as competições do IPC (Comitê Paralímpico Internacional) e buscar a participação nos próximos Jogos Paralímpicos de Inverno.

Sobre a modalidade

O Para Snowboard nasceu em 2005 em uma iniciativa de um grupo de atletas que iniciou os esforços para incluir a modalidade no programa paralímpico. A modalidade foi incluída ao programa paralímpico em 2012, tendo sua estreia nos Jogos de Sochi em 2014.

Nas três edições dos Jogos Parlímpicos de Inverno em que o Para Snowboard esteve presente, o Brasil teve pelo menos um representantes em cada edição.

 

Atualmente a modalidade possui 3 classes diferentes: a classe LL1, que envolve atletas com deficiência significativa em uma perna, como uma amputação acima do joelho, ou deficiência nas duas pernas, a classe LL2 envolve aqueles que possuem deficiência com menos limitação e a classe UL, que envolve atletas com deficiência nos membros superiores.

Quer participar?

Caso tenha interesse em participar do Projeto Para Snow, entre em contato com José Lima (51) 9149-8596/boxejoselima@yahoo.com.br ou Gustavo Haidar gustavo.haidar@cbdn.org.br

Confira a retrospectiva da temporada 2021/2022 do Para Snowboard

Conheça o Snowland!