Noves dias de muito aprendizado, amizades, diversão, turismo e, claro, esporte. O 24º Campeonato Brasileiro de Snowboard reuniu dezenas de brasileiros na neve de Corralco, no Chile, de 03 a 12 de setembro.

Além da prova FIS – Federação Internacional de Ski (valendo pontos no ranking internacional), a competição contava também com provas abertas, nas quais qualquer atleta brasileiro amador podia competir.

Resultados do campeonato brasileiro de snowboard

As provas abertas ocorreram dos dias 03 a 09, nas seguintes disciplinas: Slalom Gigante, Big Air e SBX. Os resultados por categorias podem ser conferidos aqui.

Já a prova FIS de Big Air contou com participantes brasileiros e estrangeiros. Pela regra da FIS, qualquer atleta filiado a qualquer país pode competir em nestas prova. Deste modo, atletas de três diferentes nações participaram (Brasil, Chile e Argentina) em busca dos pontos. Além disso, a prova também definia o campeão brasileiro da modalidade. O ouro ficou para Augustinho Teixeira. Na sequência, a prata brasileira ficou para Bruno Sales e o bronze para Thiago Carneiro.

O resultados gerais podem ser vistos aqui.

Confira também o Ranking Aberto de Snowboard após as provas de Corralco.
 

Augustinho Teixeira se torna campeão brasileiro

Com apenas 13 anos de idade e em seu primeiro ano filiado à Federação Internacional de Ski, Augustinho Teixeira conquistou o título FIS de campeão brasileiro de Big Air. “Significa muita coisa esse campeonato brasileiro para ele e para a gente também. É a estreia dele FIS, o debut, ele trabalhou muito muito desde que começou a fazer o snowboard. Foi muito esforço, mas valeu a pena. “, conta Elenilda Teixeira, mãe do atleta.

Questionada sobre os próximos passos, ela afirma que “a próxima participação dele vai ser na South America Cup, em Ushuaia, no Big Air e no slopestyle. A ideia é ver se nesse ano conseguimos chegar com 50 pontos FIS antes da temporada do hemisfério norte.”.

Incentivo à prática esportiva

De acordo com Pedro Cavazzoni, CEO & Superintendente Técnico da Confederação Brasileira de Desportos na Neve, o primeiro evento realizado pós lançamento do Snow Club foi extremamente alinhado com o novo posicionamento da entidade, de facilitar e proporcionar a prática esportiva na neve a todos os brasileiros.

“Fizemos a 1ª Clínica Brasileira de Snowboard, a qual proporcionou que os atletas elevassem bastante o seu nível técnico para o campeonato. Eles saíram extremamente satisfeitos com o programa e qualidade do direcionamento. O Campeonato em si teve excelentes resultados, não apenas em termos de organização e qualidade técnica das pistas, mas principalmente pelo nível técnico dos participantes. Os atletas nos impressionam a cada ano com enorme progresso, em especial os mais novos, que estão chegando com um nível muito bom e potencial para se tornarem atletas de alto rendimento”, explica.

Leia também: Confira como foi a 1ª Clinica Brasileira de Snowboard da história.

Matheus Dias Salim, atleta brasileiro de 13 anos, reitera: “Foi sensacional participar da clínica de snowboard. Aprendi muitas coisas, achei uma diversão imensa e eu pretendo ir outras vezes, porque eu evolui muito e pretendo aprender mais nas próximas. No campeonato brasilerio, eu pude pegar as técnicas da clínica e acabei me dando bem. Tanto na minha categoria, como na dos adultos.”.

Snow Club

Saiba mais sobre o programa oficial de vantagens do brasileiro na neve!