Noah Bethonico no topo do pódio na segunda prova em Corralco.
Noah Bethonico venceu a prova de Snowboard Cross (SBX) da South American Cup, realizada em Corralco, no Chile, nesta quarta-feira (28). Além disso, seu irmão, Zion, também conquistou um lugar no pódio.
Os irmãos Bethonico também participaram de outra prova na terça (27). Nela, Noah foi o 2° e Zion o 7°.
“Esse é um dos eventos mais importantes do ano para a CBDN. Nossa etapa da Copa Sul-americana já é uma das mais tradicionais do calendário, e esse ano recebe atletas de 13 países de 3 continentes. Além disso, esse ano trouxemos um dos construtores de pista mais renomados do mundo, o Fred Franco, para deixar a disputa ainda mais técnica.”, comenta Pedro Cavazzoni, CEO & Superintendente Técnico da CBDN.
Primeiro dia de provas
No dia 27 foi realizada a primeira etapa da Copa Sulamericana de Snowboard Cross, evento organizado pela CBDN, e válido também como Campeonato Brasileiro da modalidade.
O norte-americano Theodore McLemore foi o vencedor da prova, conquistando 160.00 pontos FIS ao alcançar a linha de chegada primeiro. Em seguida, Noah Bethonico ficou com o segundo lugar, conseguindo 128.00 pontos FIS. Por fim, Wang Huiyang, da China, fechou o pódio na terceira colocação com 96.00 pontos FIS.
Com o resultado, Noah sagrou-se Campeão Brasileiro de Snowboard Cross pela 4ª vez em sua carreira.
Zion Bethonico também participou da prova, ficando na 7ª colocação com 57.60 pontos FIS.
Assim como os irmãos Bethonico, André Barbieri, atleta paralímpico, representou o Brasil na prova. Ele foi o 17° colocado e ficou com 22.40 pontos FIS.
Noah Bethonico vence a segunda prova em Corralco
Logo no dia seguinte, os riders competiram na segunda prova da Etapa, desta vez na quarta (28).
Noah Bethonico melhorou seu aproveitamento em Corralco, vencendo a segunda prova ao levar a melhor sobre Theodore McLemore.
“Eu amei as duas primeiras provas Sul-Americanas. Me sinto feliz, confiante e animado para o começo da minha temporada de inverno!”, disse Noah Bethonico.
Da mesma forma que o irmão, Zion também conquistou um lugar no pódio, ficando com a 3ª colocação.
“Muito feliz pelo resultado do meu irmão, mas nunca vou estar contente sem o ouro. Vou continuar com os treinamentos no Chile focado em melhorar o que errei nessas últimas provas”, comentou Zion.
A prova rendeu 160.00 pontos FIS a Noah e 96.00 a Zion, com o resultado, Noah assume a liderança da Copa Sul-americana de Snowboard Cross.
André Barbieri foi o 16° colocado e ficou com 24.00 pontos FIS.
“É muito bom ver os atletas brasileiros atuando nesse nível logo no início da temporada classificatória para os Jogos Olímpicos de 2026. Além de ser ótimo começar o evento com 3 pódios. Nos próximos dias ainda teremos a Copa Sul-Americana Paralímpica e o Brasileiro Open em disputa”, complementa Pedro Cavazzoni.
Leia também: