Entre os dias 30 e 31 de agosto, a CBDN realizou em Corralco, no Chile, a 1ª edição da Copa Sul-Americana de Para Snowboard.
Ao todo, foram duas provas, uma de SBX e outra de Banked Slalom, em diversas categorias no feminino e no masculino.
1ª edição da Copa Sul-Americana de Para Snowboard
A primeira edição do campeonato contou com mais de 10 participantes no total. Com atletas brasileiros, sul-americanos e também de outras partes do mundo.
Aliás, boa parte dos snowboarders paralímpicos que representaram o Brasil fazem parte do Projeto Para Snow.
“Os atletas do Para Snowboard têm mostrado notável dedicação e progresso, para alguns foi a primeira vez em uma montanha de verdade, pois treinam somente no Snowland em Gramado, eles competiram ao lado de atletas com bastante experiência e já tiveram bons resultados, embora ainda haja áreas a serem aprimoradas. A experiência foi crucial para identificar as dificuldades enfrentadas por esses atletas, permitindo-nos desenvolver um treinamento mais eficaz em Gramado e oferecer o suporte necessário para o seu crescimento contínuo”, analisou Guilherme Ribeiro, do Snowland.
Primeiro dia de provas – SBX (30/08)
Em primeiro lugar, foram realizadas as provas de Snowboard Cross (SBX).
Na categoria Upper Limb masculina, Lee Chungmin, da Coreia do Sul, ficou com o primeiro lugar com 130 pontos FIS. O segundo lugar foi de Joeng Sooming, também da Coreia do Sul, com 93 pontos FIS. Por fim, o brasileiro Jeferson Kunrath fechou o pódio na 3ª colocação, com 61 pontos FIS.
Os brasileiros José Lima e Nickolas Pedroso ficaram na 4ª e 5ª colocação, respectivamente.
Logo depois, foi realizada a prova feminina UL. Vanessa Molon, do Brasil, venceu a disputa com um tempo de 2min39s81.
Nas provas Lower Limb 1, André Barbieri ficou com o primeiro lugar no masculino e Raquel Martinez venceu o feminino.
Posteriormente, Vitória Machado ficou com o primeiro lugar na categoria LL2 feminina.
”As provas foram incríveis, super bem elaborada para todos nós do Para Snowboard! Confesso que fiquei nervosa, mas faz parte, fiquei muito feliz com os resultados, mesmo competindo sozinha, foi uma experiência valiosa para as próximas competições. Espero participar de muitas outras provas e sou muito grata à CBDN por todas as oportunidades e por acreditarem em mim!”, disse Vitória Machad0.
Além disso, Lee Jehyuk, da Coreia do Sul, venceu a categoria LL2 masculina. Em seguida, ficaram Emilio Redondo e Angel Torres na segunda e terceira colocação, respectivamente.
Segundo dia de provas – Banked Slalom (31/08)
Logo depois, no sábado (31) foram realizadas as provas de Banked Slalom válidas pela Copa Sul-Americana de Para Snowboard.
Jeong Soomin venceu a categoria UL masculina, com um melhor tempo de 51,01s. Em seguida, ficou Lee Chungmin em segundo com seu melhor tempo de 51,68s. Por fim, José Lima completou o pódio na 3ª posição com um melhor tempo de 59,09.
Nickolas Pedroso ficou na 4ª colocação com um tempo de 59,85s.
No UL feminino, Vanessa Molon conquistou mais uma vitória, ficando em 1° com um tempo de 1min05s58.
Já nas provas Lower Limb 1, André Barbieri venceu a prova masculina.
”Embora já tenha participado de várias competições internacionais, esta foi minha 1ª Copa Sul Americana e Brasileiro, e foi fantástico!! Viemos com intuito de treino pré temporada, mas algum tempo antes descobrimos que também participaríamos destes campeonatos. O ponto alto pra mim foi participar da prova FIS com os atletas sem deficiência, estava demais! A organização do campeonato e a qualidade das pistas estavam excelentes, a CBDN e comissão envolvida estão de parabéns!”, comentou André Barbieri, atleta paralímpico de Snowboard.
Por outro lado, Raquel Martinez ficou com o primeiro lugar no feminino.
Além disso, Vitória Machado venceu a prova LL2 feminina, enquanto Lee Jeyhuk venceu a masculina. Emilio Redondo e Angel Torres completaram o pódio na segunda prova.
Leia também:
Noah Bethonico vence prova da South American Cup em Corralco