A competição marcou a volta das competições de Para Rollerski após interrupções devido à pandemia de Covid-19

 

Durante a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski 2021, que ocorreu entre os dias 14 e 19 de setembro, também foi realizado o primeiro Meeting de Para Rollerski. 

O evento contou com a participação de 13 atletas brasileiros que competiram nas provas de Distance e Sprint, e marcou a volta das competições paralímpicas da modalidade.

“Foi um evento muito importante para retomar as competições de Rollerski, principalmente pensando que estamos em estágio final de preparação para os Jogos Paralímpicos. Respeitando todos os protocolos, conseguimos realizar um ótimo evento, com altíssimo nível!”, comenta Gustavo Haidar, Supervisor Técnico Paralímpico da CBDN.

“Foi muito produtivo poder reunir os atletas para competir em território nacional novamente, depois de tanto tempo. Para uns, a competição foi uma grande motivação para intensificar o treinamento, para outros uma  oportunidade de mostrar o quanto se prepararam nesse período de distanciamento, de estrear oficialmente em competições da modalidade, ou até mesmo de identificar que precisam se dedicar mais”, comenta Leandro Ribela, coordenador do programa de Cross Country Olímpico e Paralímpico.

O Meeting de Para Rollerski também tem grande importância ao planejamento do esporte paralímpico brasileiro de neve para as grandes competições. “Independente do objetivo e motivação individual de cada um, o Meeting de Rollerski mostrou que temos um grupo de atletas de alto nivel, muito bem preparados e competitivos a nível internacional, buscando performances cada vez melhores para representar bem o Brasil nos Jogos Paralimpicos de Inverno em Beijing 2022”, explica Leandro.

Resultados

Durante o dia 14 de setembro, foi realizada a prova de Distance Livre nas categorias Sitting masculino e feminino, Visual Impaired e Standing masculino.

No Sitting masculino, Cristian Ribera conquistou o primeiro lugar, com o tempo de 16min28s7. O segundo colocado foi Guilherme Rocha, com o tempo de 17min17s, e o terceiro foi Wesley Vinicius, com o tempo de 17min36s38.

No Sitting feminino, Aline Rocha conquistou o primeiro lugar, com o tempo de 17min54s7. Já no Visual Impaired masculino, Isaquias Quirino fez o tempo de 23min24s2.

Durante o dia 15 de setembro, foi realizada a prova de Sprint nas categorias Sitting masculino e feminino, Standing masculino e Visual Impaired masculino.

No Sitting masculino, Cristian Ribera fez novamente uma grande prova, conquistando o primeiro lugar com o tempo de 3min18s21. Guilherme Rocha disputou com garra pela primeira colocação, e ficou apenas 5 segundos atrás de Cristian, conquistando a segunda colocação com o tempo de 3min23s07. Robelson Moreira completou o pódio com o tempo de 3min27s01.

No Sitting feminino, Aline Rocha também conquistou o primeiro lugar, com o tempo de 3min40s3. 

No Standing Masculino, Tiago dos Santos fez o tempo de 7min04s63, e no Visual Impaired masculino, Isaquias Quirino fez o tempo de 5min17s79.

Você pode conferir os resultados completos no nosso site!