Os jovens atletas brasileiros participaram de training camps na Argentina e no Chile entre os dias 8 e 16 de setembro. Ao todo, 5 atletas nascidos entre 2004 e 2008 tiveram sua primeira experiência na neve comandada pela treinadora Gabriela Nakasato.

Anderson Xavier, Gabriel Santos, Ian Silva, Julia Reis e Mariana Silva foram os atletas que estiveram presentes nos camps. Nos dias 8 e 9 de setembro, foi realizado um camp em Bariloche, na Argentina e, logo em seguida, os atletas partiram para Antillanca, no Chile, onde participaram de um training camp da FIS entre os dias 10 e 16 de setembro.

“Depois desse período mais agudo da pandemia, poder retornar as viagens internacionais é inexplicável. Ainda mais com um grupo de atletas que já treina há, pelo menos, 4 anos de rollerski e nunca estiveram na neve. É maravilhoso, como treinadora, acompanhar a rápida adaptação deles sobre os skis e os ver empolgados com cada novidade que aparecia para eles, seja na primeira viagem de avião ou a primeira vez pisando na neve.” comentou a treinadora Gabriela Nakasato.

Essa também foi a primeira vez na neve de todos os 5 atletas, que já treinam rollerski há algum tempo.

training camps Argentina Chile

“O Camp foi muito legal, experiência única. Um pouco difícil no começo, mas agora já estou conseguindo aplicar as técnicas. Estou amando, foi um sonho realizado. Depois de tantos anos sonhando e treinando para estar na neve algum dia, consegui. Quero agradecer a CBDN e aos treinadores”. comentou a atleta Mariana Lopes.

“Eu achei uma experiência incrível, sem explicação, foi bem diferente estar na neve e colocar em prática o que aprendi no rollerski, fiz amizades novas, foi uma oportunidade única, vou levar pra vida o que eu aprendi aqui, obrigado a todos os envolvidos por essa maravilhosa oportunidade”. disse a atleta Julia Lopes sobre o camp.

“Me sinto privilegiada de ter um grupo tão harmônico, leve e divertido em que todos colaboraram muito para que essa viagem fosse ainda mais especial para mim e para eles mesmos. É meu quarto Camp FIS na América do Sul e pela primeira vez venho com um grupo completamente inexperiente e para a minha feliz surpresa, foi o camp mais fácil, cada um fez mais do que sua parte e contribuíram para que mesmo nos momentos controversos mativeram o bom trabalho em equipe e trabalharam juntos e motivados.” completa Gabriela Nakasato em relação aos training camps na Argentina e no Chile.

Confira mais notícias sobre o Ski Cross Country