Com rotina intensa de treinamentos na Europa, a equipe brasileira de Ski Cross Country se prepara para as competições do início da temporada boreal em 2021.

Dando continuidade para as competições realizadas no fim do ano passado, a equipe brasileira de Ski Cross Country se prepara para mais uma série de competições na Europa no começo de 2021.

Manex Silva, representante brasileiro nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude de 2020 realizados em Lausanne (Suíça), está em training camp na Espanha desde o começo do ano se preparando para as competições no país. O jovem atleta competirá neste fim de semana em Linza, entre os dias 9 e 10 de janeiro, e em Belagua, entre os dias 23 e 24 do mês.

Outros dois atletas brasileiros irão competir neste fim de semana na Áustria. É o caso de Matheus Vasconcellos e Steve Hiestand, que participarão da Copa Austríaca de Ski Cross Country, que será realizada em Saalfelden entre os dias 9 e 10.

Ambos os atletas haviam iniciado as atividades na temporada no ano passado, que contou com a participação de Steve na etapa de Davos (Suíça) da Copa do Mundo de Ski Cross Country, realizada em dezembro.

Confira como foi a participação de Steve na Copa do Mundo

Bruna Moura, campeã dos últimos anos do Circuito Brasileiro de Rollerski, iniciou os treinamentos na Holanda no ano passado, e continuará no país até o dia 8 de fevereiro.

“Nessa temporada eu estou focando atingir um ótimo resultado no campeonato mundial de Ski Cross Country, tendo meu pico de performance na prova qualificatória de 5km e me classificando para a prova de 10km a ser realizada no dia 02 de março. Todo meu planejamento e periodização de treinos estão voltados para isso” comentou Bruna.

Apesar das dificuldades do contexto mundial e enfrentadas no país, como a falta de neve para treino, a atleta demonstra otimismo. “Estou tendo um apoio excelente aqui que me permite realizar 3 treinos de qualidade durante o dia, descansar bem para cada um deles e manter uma nutrição saudável. Então, apesar da falta de neve, tenho aqui uma estrutura que me deixa confiante de que atingir o resultado desejado no mundial é uma meta possível e eu estou muito motivada pra isso”, explicou a atleta.

Após a conclusão de seus training camps, Bruna e Manex viajarão para Oberammergau (Alemanha), onde se juntarão a Victor Santos e Caio Frexada. A equipe se reunirá em preparação para as competições no país, com foco no principal evento da temporada, o Campeonato Mundial da modalidade, que segue confirmado para o fim de fevereiro em Oberstdorf.

De acordo com Camila Gobo, coordenadora técnica da CBDN, o Campeonato Mundial é o evento mais importante da temporada para a equipe. “Os atletas de Ski Cross Country estão se preparando para o evento mais importante da temporada que é o Campeonato Mundial da modalidade, que será realizado a partir do dia 22 de fevereiro em Oberstdorf”, explica Camila. “É a partir da participação no Mundial que o Brasil poderá garantir a cota básica nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 no Cross Country”, acrescenta a coordenadora.

Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, que serão realizados em Beijing, já estão no radar da equipe apesar das dificuldades ocorridas da crise da pandemia de Covid-19. “Mesmo com as diversas dificuldades enfrentadas, todos os atletas estão se dedicando ao máximo ao programa de treinamento. Os atletas também estão participando de provas oficiais, onde buscam bons resultados que podem ajudar na classificação olímpica, uma vez que os resultados já estão contando para a lista olímpica”, conclui Camila.

Acompanhe os canais de comunicação da CBDN para saber mais sobre os resultados dos atletas brasileiros na temporada! Siga a CBDN no Facebook ou no Instagram.