Com diversos protocolos e eventos cancelados devido à pandemia da COVID, temporada tem início para a equipe brasileira de Ski Cross Country na Europa, com muito treinamento e participação inédita na Copa do Mundo.

A COVID-19 impactou todas as atividades no mundo, e o esporte não foi diferente. O inverno boreal (hemisfério norte) está para começar no calendário das estações, mas a neve já cai em diversos países desde novembro, e com isso os esportes de neve retornam ao centro das atenções.

Até o momento, diversas competições foram adiadas ou canceladas, o que por si só, usualmente acontece pelos desafios naturais como excesso de neve, fortes ventos, baixa visibilidade, entre outros. Mas nessa temporada, o principal desafio segue sendo a COVID-19 que levou boa parte dos eventos de novembro e dezembro a serem cancelados.

Ainda assim, os atletas brasileiros que estão na Europa seguem rotinas intensas de treinamento e participam das competições possíveis, uma vez que até dentro da própria Europa algumas restrições de deslocamento foram impostas nas últimas semanas. Destaque para Bruna Moura, Manex Silva, Matheus Vasconcellos e Steve Hiestand, que estão no velho continente.

O principal destaque até o momento foi a participação inédita de Steve Hiestand na Copa do Mundo de Ski Cross Country. O atleta brasileiro (que também possui nacionalidade suíça), competiu na etapa de Davos (Suíça) da Copa do Mundo de Ski Cross Country, nos dias 12 e 13 de dezembro, e conquistou ótimos resultados. Steve alcançou a marca de 294.08 pontos FIS na prova de Sprint em técnica livre, e a marca de 251.46 pontos FIS na prova de Distance.

“Eu nunca pensei que estaria apenas 10 minutos atrás do líder da Copa do Mundo Alexander Bolshunov”, disse Steve Hiestand. Apesar das dificuldades, o atleta está otimista após o seu desempenho. “O percurso com mais de 80m de subida em 2,5 quilômetros pertence aos mais difíceis do circuito da Copa do Mundo. Na terceira volta eu perdi 36 segundos para o sérvio Milos Milosavljevic. No entanto, estou satisfeito com meu desempenho e estou ansioso para as próximas corridas”, concluiu.

Manex Silva, representante do Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2020, está desde o dia 29 de novembro em training camp na Suíça, focado em sua preparação para as provas do início da temporada. Nos dias 5 e 6 de dezembro, o jovem atleta participou da Swiss Cup, em Ulrichen (Suíça), e conquistou a marca de 289.75 pontos FIS na prova de Sprint e 196.87 pontos FIS na prova de Distance.

Outros atletas brasileiros também começam suas atividades na Europa. Matheus Vasconcellos, recordista nacional na prova de Sprint, iniciou seus treinamentos em Livigno (Itália) desde o dia 3 de dezembro. Bruna Moura, campeã dos últimos anos do Circuito Brasileiro de Rollerski, viajará para a Holanda no dia 17 do mês para iniciar sua temporada no continente europeu.

Os atletas Olímpico Victor Santos e Jaqueline Mourão, seguem treinando no Brasil e no Canadá respectivamente com foco no principal evento da temporada, o Campeonato Mundial da modalidade, que segue confirmado para fevereiro em Oberstdorf (Alemanha).