A equipe brasileira feminina de Ski Aerials esteve em um Training Camp em Minsk, na Bielorrússia. O treinamento teve duração de 30 dias e o principal objetivo foi aperfeiçoar técnicas acrobáticas e de neve das atletas. A equipe é formada por Luana Silva, de 19 anos, e Stephany Costa, de 16 anos. 

Elas partiram para o hemisfério norte em 20 de agosto, acompanhadas da treinadora acrobática Sarah Fernandes. A equipe técnica também conta com o headcoach bielorrusso Vasily Vorobyev.

Como funcionam os treinos da equipe brasileira de Ski Aerials?

Os treinamentos de Ski Aerials acontecem em etapas diferentes. As atletas treinam os saltos com aterrissagem em uma piscina para, depois, executarem os movimentos na neve.  Além disso, também são realizados trabalhos específicos em trampolim acrobático. 

Para Luana e Stephany, entretanto, os saltos guardam uma recordação: ambas integraram equipes de ginástica artística, o que permite com que tenham mais facilidade na execução dos movimentos de salto.

Sarah Fernandes, que atua na CBDN desde 2015, destaca a importância do Training Camp para as atletas na busca por experiência e qualificação.

“Ficamos extremamente contentes com o desempenho da Luana e da Stephany. As atletas estão iniciando na modalidade e, neste momento, é essencial estabelecer bases sólidas para, então, progredir na dificuldade dos saltos”, conta.

Mesmo no início dos trabalhos, a treinadora reconhece o potencial técnico das atletas e os resultados esportivos que podem atingir. 

“Em abril deste ano, as atletas estavam em um estágio mais cognitivo de aprendizagem, ainda tentando entender cada fase do salto e como combinar todas as atividades anteriormente treinadas. Agora, porém, a prática já está mais autônoma e é possível refinamento técnico dos movimentos. Assim, estamos nos dedicando para que, até o fim deste Camp as atletas estejam aptas a apresentar back Layout com qualidade elevada e aterrissagem consistente, além de iniciar novos saltos em rampa”, explica.

Desempenho testado: atletas participam de competição preparatória

Durante o Training Camp, as atletas participaram, pela primeira vez, de uma competição preparatória da modalidade – com aterrissagem em água, visando melhorar performance para a atividade na neve. A disputa aconteceu no dia 31 de agosto.

“Participar da minha primeira competição no Freestyle foi uma experiência muito incrível, a sensação de estar em um ambiente de competição, junto com os melhores atletas da modalidade e o friozinho na barriga não tem preço. Agora é focar nos treinos e ir melhorando a cada dia, para que nas próximas competições eu consiga trazer melhores resultados”, afirma Luana.