Cristian Ribera, paratleta brasileiro de 17 anos, faz história e sobe ao pódio de um do campeonatos mais disputados da modalidade.

Cristian Ribera conquistou nesta sexta-feira, 07, a medalha de prata na Copa de Mundo de Para Ski Cross Country de Finsterau (Alemanha). A competição reúne a elite do paradesporto mundial e é uma das mais disputadas da modalidade.

O pódio foi completado por Ivan Golubkov, primeiro colocado; e Aleksandr Davidovich, terceiro – ambos atletas da Rússia.

“Foi sensacional, entrei confiante acreditando que conseguiria estar no pódio, mas confesso que fiquei com medo de uma quase queda no começo da prova. Porém, depois recuperei a confiança, fui bem e estou muito feliz com a medalha”, relata Ribera. 

O atleta, com apenas 17 anos, coleciona feitos históricos. Nos Jogos Paralímpicos de PyeongChang (2018), Cristian conquistou a sexta colocação – melhor resultado do Brasil em Jogos de Inverno. No mesmo ano, ele subiu ao pódio duas vezes na Copa do Mundo de Vuokatti, com uma prata e um bronze.

Leandro Ribela, coordenador técnico do Ski Cross Country da CBDN (Confederação Brasileira de Desportos na Neve), analisa o desempenho de Ribera: “o Cris está muito bem preparado fisicamente e tecnicamente, além de ser um atleta extremamente habilidoso com o sit ski”.

Ele completa que “apesar da pouca idade, ele já apresenta bastante maturidade competitiva e tem obtido resultados bem consistentes na Copa do Mundo, sempre muito próximo de um pódio”.

Alta temporada para o paradesporto de neve do Brasil

Junto a Ribera, a equipe nacional é formada pelos atletas Robelson Moreira, Guilherme Cruz e Wesley Rocha, coordenados pelos treinadores Leandro Ribela e Taylor Brian. Desde o início de janeiro, o time está na Europa participando de competições e intensos treinamentos na neve.

“Foi uma ótima preparação, em Altenberg [outra etapa da Copa do Mundo] batemos na trave por um segundo, mas dessa vez conseguimos consertar o erro e saímos muito felizes”, conta Cristian.

Sobre a Copa do Mundo de Finsterau

A etapa de Finsterau (Alemanha) da Copa do Mundo de Para Ski Cross Country começou nesta quinta-feira, 6, com a prova de sprint, na qual Ribera sofreu uma queda e chegou no quinto lugar.

Ademais da medalha já conquistada, a equipe encerra a temporada de competições apenas no sábado, 8, na última prova da competição – middle distance (10km).