Cinco novos atletas irão representar o Brasil nos esportes de neve a partir da temporada 2024/2025. Ao todo, serão 3 atletas no Ski Alpino e 2 atletas no Snowboard Freestyle.
Filhos de brasileiros, estes atletas competiram por outras federações no passado, mas optaram por defender o Brasil a partir dessa temporada.
Lucas Pinheiro Braathen é o principal destaque entre eles. Vencedor da Copa do Mundo de Esqui Alpino, Lucas venceu o Crystal Globe de Slalom na temporada 2022/2023 depois de subir no pódio 6 vezes em 9 provas disputadas, incluindo 2 vitórias. No total, Lucas tem 12 medalhas na Copa do Mundo, sendo 8 de Slalom e 4 de Giant Slalom.
“É muito legal ver que cada vez mais brasileiros, que possuem dupla nacionalidade, optam por representar o Brasil nos esportes de Neve. Isso demonstra o quanto a cultura brasileira é amada e admirada, e o como nosso país é cada vez mais respeitado no mundo da neve, uma vez que esses atletas sabem da estrutura e profissionalismo do Brasil no desenvolvimento dos esportes de neve.”, comenta Pedro Cavazzoni, CEO & Superintendente Técnico da CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve.
Conheça mais sobre ele e os demais novos atletas do Brasil na Neve:
Lucas Pinheiro Braathen
Idade: 24 anos
Ligação com o Brasil: Mãe brasileira – Alessandra Pinheiro Braathen
Modalidade: Ski Alpino – Slalom e Slalom Gigante
De qual federação está vindo: Noruega
“Estou extremamente orgulhoso e empolgado por ter a oportunidade de escrever história, representando o Brasil no esporte de corrida de esqui alpino na próxima temporada. Tornei-me a pessoa e o atleta que sou hoje. Graças à minha família e herança brasileira, e me sinto honrado em continuar escrevendo minha história, defendendo a bandeira brasileira. Estou trazendo o samba para as montanhas, e estou aqui para mostrar que nada é impossível. Vamos Dançar!”, disse Lucas Pinheiro Braathen como novo atleta do Brasil nos esportes de neve.
Giovanni Ongaro
Idade: 20 anos
Ligação com o Brasil: Mãe brasileira – Cleide da Silva Souza
Modalidade: Ski Alpino – Slalom e Slalom Gigante
De qual federação está vindo: Itália
“O que mais gosto no Brasil é a comida, que adoro tanto que procuro muitas vezes também na Itália. Também aprecio o carisma das pessoas, inspirado em figuras históricas como Pelé. Além disso, acho as paisagens incríveis e as praias fantásticas do Brasil verdadeiramente fascinantes.
São muitos os motivos que me levam a solicitar a mudança de nacionalidade. Em primeiro lugar, quero honrar a nacionalidade da minha mãe. Esta mudança de nacionalidade representa para mim uma forma de homenagear as minhas raízes maternas.
Além disso, sinto-me profundamente conectado à cultura e à identidade brasileira. É um vínculo que vai além da simples nacionalidade e se estende ao meu sentido de pertencimento e à minha identidade pessoal.
Estou entusiasmado com esta nova fase da minha carreira e determinado a dar tudo de mim para representar o Brasil com orgulho e dedicação. Estou ansioso para contribuir para o sucesso esportivo do nosso país e inspirar outros atletas”, comenta Giovanni.
Christoph Brandtner
Idade: 18 anos
Ligação com o Brasil: Mãe brasileira – Leda Maria Brandão Brandter
Modalidade: Ski Alpino – Slalom, Slalom Gigante e Super G
De qual federação está vindo: Áustria
“Sou filho de mãe brasileira e pai austríaco. Sempre vivemos, minha família e eu, aqui na Áustria, porém sempre mantive, contato muito próximo com meus avós, tios, primos e amigos brasileiros. Desde que comecei a esquiar, falava que eu, vestiria o uniforme brasileiro no futuro.
A vontade de fazer a Bandeira Brasileira balançar em solo europeu, nunca morreu, pelo contrário é sempre viva em meu coração”, diz Christoph.
Luca Mérimée-Mantovani
Idade: 17 anos
Ligação com o Brasil: Mãe brasileira – Cristiane Mantovani Merimée
Modalidade: Snowboard Freestyle – Slopestyle e Big Air
De qual federação está vindo: França
“O que mais gosto no Brasil é a riqueza de sua cultura e a diversidade de seu povo, a
música, a culinária, as festas e as tradições do país. Representar o Brasil é uma maneira de promover uma imagem positiva e ajudar a construir pontes com outras culturas e países graças ao esporte”, destaca Luca.
Priscila Alves Cid
Idade: 14 anos
Ligação com o Brasil: Pais brasileiros – Daniel Barbosa Cid (pai) e Liliane Alves Cid (mãe)
Modalidade: Snowboard Freestyle – Halfpipe
De qual federação está vindo: Estados Unidos
“Eu amo o Brasil! Amo as pessoas, amo a comida e as paisagens naturais incríveis. Sempre me encantei com as praias, montanhas e florestas do nosso país, além da hospitalidade e alegria dos brasileiros. Decidi representar o Brasil internacionalmente no Snowboard porque quero mostrar ao mundo o talento e a determinação dos brasileiros. É uma honra poder levar a bandeira do Brasil às competições e mostrar que também somos bons na neve!”, disse a atleta.