O fato de que o aquecimento global afeta diretamente nossa vida já não é mais novidade para ninguém. Agora, como as mudanças climáticas afetam os esportes na neve?

Aumento da temperatura global

Em um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, concluiu-se que a temperatura média das cidades sede de Jogos Olímpicos de Inverno em fevereiro, período em que geralmente são realizados os eventos, aumentou mais de 7°C entre as primeiras edições dos Jogos (0.4°C) e as edições do início do século XXI (7.8°C). Vale a ponderação aqui que algumas das sedes recentes não eram exatamente cidades de “inverno”, como por exemplo, Sochi.

Além disso, foi constatado que quatro cidades que sediaram os Jogos – Chamonix e Grenoble (França), Sochi (Rússia) e Garmisch-Partenkirchen (Alemanha) – não teriam condições confiáveis de sediar novas edições do evento já por volta dos anos 2050.

Avançando no tempo, por volta de 2080, 11 das 21 cidades sede não seriam confiáveis o suficiente para sediar novas edições dos Jogos. Incluindo Turim (Itália), Nagano (Japão) e Innsbruck (Áustria).

Falta de neve

A alta nas temperaturas gera um problema muito grave para os esportes na neve: a falta de neve.

Para se fazer neve, é necessária uma combinação específica entre temperatura e umidade. Um clima mais quente pode levar a maior precipitação em certas áreas, gerando assim mais umidade e dificultando a produção natural de neve.

Os efeitos colaterais do uso de neve artificial

Com a falta de neve natural, a solução à curto prazo é fazer neve artificialmente. Nos Jogos Olímpicos de Inverno 2022 realizados em Beijing, grande parte dos eventos foram realizados em lugares com neve artificial.

Neve artificial sendo feita em Beijing nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. Créditos: AP Photo/Mark Schiefelbein

Em entrevista à Reuters, o esquiador Gus Schumacher traz alguns efeitos negativos do uso de neve artificial para os atletas. Entre eles, uma zona de competições mais restrita, menos pistas para aquecimento e falta de segurança nas pistas são os principais problemas que os atletas tem enfrentado ao competir em locais com neve artificial.

Um futuro mais seguro depende de medidas sustentáveis

Para frear os impactos das mudanças climáticas nos esportes na neve, não há outra saída além de tomar medidas sustentáveis.

Por isso, é necessário trazer o tema cada vez mais para a pauta, de forma que soluções exequíveis sejam criadas e adotadas pelo população mundial para conservar, restaurar e regenerar o meio ambiente.

A indústria do turismo de neve tem sido bastante ativa nessa área, desenvolvendo uma série de soluções que precisam ser adotadas de forma massiva. Da mesma forma, essa precisa ser uma bandeira de todas as pessoas e empresas para que tenha qualquer chance de sucesso.

Leia também:

Você conhece o Brasileiro Open de Ski e Snowboard?

5 dicas para tornar sua viagem de neve mais sustentável!