O COI – Comitê Olímpico Internacional, com o apoio da ASOIF – Associação das Federações Internacionais Olímpicas de Verão, e da AIOWF – Associação das Federações Internacionais dos Jogos Olímpicos de Inverno, realizou no mês de março uma série de webinars sobre igualdade de gênero no esporte.

Com o objetivo de promover ações que as organizações esportivas podem tomar para garantir uma maior participação das mulheres na liderança esportiva, foram realizados três eventos online nos dias 15, 16 e 22 de março.

A ação continua a série de eventos realizados pelo COI no ano passado, que discutiu a igualdade de gênero nos seguintes tópicos: liderança, identificação e redução do preconceito de gênero em todos os aspectos de representatividade.

A participação de homens e mulheres das organizações interessadas foi encorajada pela importância da temática no mundo esportivo.

“Uma ação muito relevante do evento organizado esse ano foi trazer a discussão de como os homens podem e devem contribuir para a igualdade de gênero no esporte. Esse é um objetivo que deve ser prioridade não só das mulheres, mas de toda a comunidade esportiva”, comenta Camila Freitas, coordenadora técnica da CBDN.

Quais foram os temas tratados pelos webinars?

No dia 15 de março, o webinar Male Allyship: Actions Men Can Take to Advance Gender Equality in Sport tratou em apresentar o conceito e benefícios de “aliança masculina” e como isso se relaciona com a mentoria e patrocínio das mulheres, seguido de uma conversa com homens do meio esportivo que tomaram ações para fazer a diferença.

No dia 16 de março, o webinar Establishing a gender equality action plan for your organisation apresentou maneiras para criação de planos de ação para o desenvolvimento de igualdade de gênero, usando o exemplo de duas organizações esportivas apresentadas no webinar.

No dia 22 de março, o webinar Launching a Women Techinical Officials Initiative apresentou estudos de caso de iniciativas que foram implementadas para aumentar o número de mulheres como oficiais técnicas no esporte.

“Foi ótima a iniciativa do COI de promover a igualdade de gênero no esporte, damos nosso total apoio. Este tema esta enraizado dentro da CBDN faz tempo, tanto no aspecto esportivo, como gerencial. Há uma igualdade de gênero entre nossos colaboradores, e quase metade de nosso Conselho de Administração é formado por mulheres”, comenta Anders Pettersson, presidente da CBDN.

“A série de webinars oferecida pelo COI sobre igualdade de gênero é de extrema importância para conscientização da comunidade esportiva sobre esse tema. Durante esses encontros foram apresentados exemplos de ações bem-sucedidas de federações internacionais que atacaram a baixa representatividade de mulheres em diversos papéis em organizações esportivas de diferentes tamanhos e configurações. Esses exemplos inspiram os expectadores da webinar e mostram que podemos adotar ações parecidas adaptadas à comunidade que atendemos”, conclui Camila.