Jovens atletas protagonizaram grandes disputas pelo pódio nas provas do masculino e do feminino

 

A primeira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski 2021 ocorreu entre os dias 14 e 19 de setembro, no Parque Eco Esportivo Damha, em São Carlos. O Circuito segue os protocolos sanitários definidos pela CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve para minimizar os riscos dos participantes à Covid-19.

A primeira etapa do Circuito contou com a participação de 29 atletas, incluindo atletas brasileiros que participaram do Mundial de Ski Cross Country, que ocorreu no começo do ano em Oberstdorf (Alemanha). A etapa também marca a estreia de Steve Hiestand no Circuito.

O destaque da competição foram os resultados conquistados por jovens atletas brasileiros. Manex Silva, 19 anos, e Eduarda Ribera, 16 anos, protagonizaram grandes disputas com atletas mais experientes e conquistaram a primeira colocação em diversas provas da primeira etapa. Steve Hiestand e Bruna Moura também apresentaram grandes performances, incluindo a primeira vitória de Steve.

“Foi muito bom conseguir organizar um evento de forma segura para os participantes. Os protocolos atuais são bastante rigorosos, tendo sido aprovados pela prefeitura da cidade para que o evento pudesse acontecer. Nas pistas vimos que o nível dos atletas brasileiros sobe a cada dia. Foi ótimo ver a competitividade no masculino cada vez mais alta, com especial destaque para o Recorde Brasileiro masculino batido por Manex Silva”, comenta Pedro Cavazzoni, CEO e Superintendente Técnico da CBDN.

Confira aqui todos os resultados completos do circuito.

Resultados das provas

Primeiro dia

No primeiro dia de competição, terça-feira 14, foram realizadas as provas de Mass Start 10km masculino e Mass Start 5km feminino.

Na prova masculina, Manex Silva e Steve Hiestand protagonizaram uma grande disputa pelo primeiro lugar. O jovem atleta brasileiro conquistou o primeiro lugar da prova com o tempo de 24min09s0, apenas 1 décimo à frente de Steve Hiestand, que finalizou em segundo lugar com o tempo 24min09s1. O chileno Yonathan Fernandez completou o pódio com o tempo de 25min21s7.

O resultado de Manex também se destaca por ser um novo recorde brasileiro. Com 90.80 pontos FIS (quanto menos pontos FIS, melhor é o resultado), Manex supera o recorde emplacado por Victor Santos, de 99.11 pontos FIS, em 20 de novembro de 2020.

A vinda de Manex Silva ao Brasil foi financiada pelo Programa de Preparação Olímpica do COB – Comitê Olímpico Brasileiro, que visa apoiar atletas brasileiros com bom potencial em sua preparação final para os Jogos com ações que geram alto impacto na performance do atleta.

A prova feminina também presenciou uma competição acirrada pela primeira colocação entre Bruna Moura e Eduarda Ribera.

Bruna conquistou o primeiro lugar com o tempo de 15min27s2, apenas 5 segundos à frente de Eduarda Ribera, que finalizou em segundo lugar com o tempo de 15min32s6. O pódio foi completado por Mirlene Picin, com o tempo de 15min45s2.

Confira mais sobre o primeiro dia no nosso site!

Segundo dia

No segundo dia de competição, quarta-feira 15, foram realizadas as provas de Sprint masculino e feminino.

No masculino, após a qualificatória, onde Steve teve o melhor tempo do dia, Manex Silva foi o grande vencedor da final e conquistou a primeira colocação. Victor Santos e Steve Hiestand completaram o pódio na segunda e terceira colocações, respectivamente.

Já no feminino, Bruna Moura conquistou mais uma vez o primeiro lugar, com Eduarda Ribera muito próxima na segunda colocação. Gabriela Neres completou o pódio, finalizando em terceiro lugar.

Terceiro dia

No terceiro dia de competição, quinta-feira 16, foram realizadas as provas de Distance livre masculino e feminino.

No masculino, Steve Hiestand fez uma grande prova, conquistando o primeiro lugar com o tempo de 24min13s1, apenas 3 segundos à frente de Manex Silva, segundo colocado. O pódio foi completado pelo chileno Yohanthan Fernandez, no terceiro lugar.

No feminino, Mirlene Picin venceu a prova com o tempo de 13min25s7, superando a atual campeã do Circuito, Bruna Moura. O pódio foi completado por Eduarda Ribera, que ficou em terceiro lugar.

Quarto dia

No quarto dia de competição, sábado 18, foram realizadas os prólogos para as perseguições masculino e feminino. As provas foram de 11 km para homens e 5 km para mulheres em técnica clássica.

No masculino, Manex Silva foi novamente o vencedor, com o tempo de 26min32s1. Steve Hiestand conquistou o segundo lugar, com o tempo de 26min38s7 e o jovem Claudio Gustavo Oliveira completou o pódio, com o tempo 28min07s6.

No feminino, Eduarda Ribera conquistou o primeiro lugar, com o tempo de 14min25s6, apenas 5 segundos à frente de Bruna Moura. Mirlene Picin completou o pódio em terceiro lugar, com o tempo de 15min13s2.

“A Eduarda vem cumprindo bem a sequência de treinamentos nesta temporada, superando, inclusive, uma infecção de Covid-19. As provas demonstraram que ela está no caminho correto e dentro do planejado, e as conquistas dão a confiança e motivação extra para que ela possa buscar ainda mais no futuro”, acrescenta Caio Frexada, treinador de Ski Cross Country e Biathlon da CBDN.

Quinto dia

No último dia da competição, domingo 19, foram realizadas as provas de Pursuit masculino e feminino.

No masculino, Manex Silva conquistou mais uma vez o primeiro lugar. O jovem atleta fez o tempo de 35min49s8. Steve Hiestand, segundo colocado, fez o tempo de 36min01s4, e Victor Santos, terceiro colocado, fez o tempo de 40min23s3.

No feminino, Eduarda Ribera também conquistou mais uma vez o primeiro lugar. A jovem atleta fez o tempo de 24min25s7. O pódio foi completado por Mirlene Picin em segundo lugar, com o tempo de 25min48s5, e Gabriela Neres em terceiro lugar, com o tempo de 27min38s6.

O Circuito volta no final de Setembro com a segunda etapa entre 30 de Setembro e 02 de Outubro, com provas FIS masculino e femininas no Parque Eco Esportivo Damha em São Carlos.