Manex Silva quebra o recorde Nacional, Steve, Bruna e Duda também são destaques na primeira etapa do Circuito 

A primeira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski 2021 iniciou nesta terça-feira, dia 14, com a realização de provas do masculino e do feminino. O Circuito segue os protocolos sanitários definidos pela CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve para minimizar os riscos dos participantes à Covid-19.

Com a presença de atletas brasileiros que participaram do Mundial de Ski Cross Country, que ocorreu no começo do ano em Oberstdorf (Alemanha), a etapa também marca a estreia de Steve Hiestand no Circuito.

Foram realizadas duas provas no primeiro dia de competições da primeira etapa: Mass Start 10km masculino e Mass Start 5km feminino.

Na prova masculina, Manex Silva e Steve Hiestand protagonizaram uma grande disputa pelo primeiro lugar. O jovem atleta brasileiro, que se destacou em competições de Rollerski na Europa, conquistou o primeiro lugar da prova com o tempo de 24min09s0, apenas 1 décimo à frente de Steve Hiestand, que finalizou em segundo lugar com o tempo 24min09s1. O chileno Yonathan Fernandez completou o pódio com o tempo de 25min21s7.

O resultado de Manex também se destaca por ser um novo recorde brasileiro. Com 90.80 pontos FIS (quanto menos pontos FIS, melhor é o resultado), Manex supera o recorde emplacado por Victor Santos, de 99.11 pontos FIS, em 20 de novembro de 2020.

A vinda de Manex Silva ao Brasil foi financiada pelo Programa de Preparação Olímpica do COB – Comitê Olímpico Brasileiro, que visa apoiar atletas brasileiros com bom potencial em sua preparação final para os Jogos com ações que geram alto impacto na performance do atleta.

Outros destaques da prova foram:

  • Steve Hiestand conquistou seu personal best, com 90.99 pontos FIS;
  • Claudio Gustavo Oliveira, atleta sub-18, alcançou a quarta colocação com o tempo de 26min03s7, menos de um minuto atrás do terceiro colado;
  • A prova também marcou a estreia em competições do jovem atleta Ian Francisco da Silva, nascido em 2006.

A prova feminina também presenciou uma competição acirrada pela primeira colocação entre Bruna Moura e Eduarda Ribera. 

Bruna conquistou o primeiro lugar com o tempo de 15min27s2 (e 149.92 pontos FIS), apenas 5 segundos à frente de Eduarda Ribera, que finalizou em segundo lugar com o tempo de 15min32s6 (e 166.23 pontos FIS). O pódio foi completado por Mirlene Picin, com o tempo de 15min45s2 (e 204.28 pontos FIS)

O resultado de Eduarda também foi seu personal best em sua carreira.

“A prova de hoje foi uma grande oportunidade para todos os atletas, em especial os atletas que estão disputando prova a prova a classificação Olímpica. O nível da disputa foi muito alto, e é sempre bom ver os atletas dando seu melhor e quebrando o recorde brasileiro, como foi feito pelo jovem Manex Silva hoje”, comenta Camila Freitas, coordenadora técnica da CBDN.

Leandro Ribela, coordenador do programa de Cross Country Olímpico e Paralímpico acrescentou “Essa primeira prova demonstrou que teremos uma etapa com ótimas disputas, em todas as categorias. Mesmo sendo a primeira competição do ano em função da pandemia, os atletas mostraram estar muito bem condicionados e com ótimo nível técnico. Acredito que ganhando ritmo de competição, melhorarão o desempenho a cada prova”.

Confira o cronograma da primeira etapa do Circuito a seguir:

  • 15-09 Masculino & Feminino Sprint 1.4km C (FIS + Meeting Paralimpico) 
  • 16-09 Masculino & Feminino 11 km F / 5 km F Individual (Apenas FIS)
  • 18-09 Masculino & Feminino 11 km C / 5 km C Prólogo (Apenas FIS)
  • 19-09 Masculino & Feminino 15 km F / 7.5 km F Perseguição (Apenas FIS)