A CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve realiza ações de educação antidoping há mais de 10 anos, primeiro de forma autônoma, e em anos recentes em parceria com a ABCD – Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem.

No ano passado, mais de 30 pessoas participaram da palestra desenvolvida em parceria pela ABCD e CBDN. Já para 2022, a ABCD inovou e criou um Plano Anual de Educação Antidoping, que atua com módulos educacionais.

Os módulos são constituídos de temas obrigatórios do Padrão Internacional de Educação e serão abordados durante todo o ano pela ABCD. As transmissões são ao vivo e via Plataforma Microsoft Teams, assim objetivamos abranger o maior número de atletas das confederações, comitês e comissões esportivas brasileiras.

“A educação dos atletas e demais atores envolvidos no cenário esportivo da CBDN é de extrema importância para a conscientização de todos sobre a responsabilidade que temos no combate ao doping no esporte. Também é essencial entender com maior detalhamento as questões práticas, desde como são realizados os testes antidoping até quais sanções podem ser aplicadas em caso de infração.”, comenta Camila Freitas, Coordenadora Técnica da CBDN.

Veja os temas dos módulos – Treinamento Especial ABCD:

Módulo 01 – 09/03/2022 – Sistema de Localização, Grupos de Teste (GAT e GT) e Preenchimento ADAMS.
Módulo 02 – 18/05/2022 – Procedimentos de Teste, incluindo urina, sangue e o Passaporte Biológico do Atleta.
Módulo 03 – 20/07/2022 – Lista de Substâncias e Métodos Proibidos; Uso de Medicamentos e Autorização de Uso Terapêutico; e Riscos no uso de Suplementos.
Módulo 04 – 21/09/2022 – Princípio da Responsabilidade Estrita; Violações de Regra Antidopagem e Sanções.
Módulo 05 – 19/10/2022 – Direitos e Responsabilidades dos Atletas e Pessoal de Apoio ao atleta de acordo com o Código.
Módulo 06 – 23/11/2022 – Sistema Nacional e Internacional Antidopagem.

Conheça mais sobre o tema