Entre os dias 18 e 20 de abril, a CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve, realizou, no Parque Eco Esportivo Damha em São Carlos (SP), o primeiro training camp do ano para o desenvolvimento de jovens atletas do Ski Cross Country.

Sob o comando de Caio Freixeda os atletas participantes foram: Eduarda Ribera, Victor Santos, Brayan Henrique, Wilbert Abade, Thiago Silva, Cláudio Gustavo Oliveira, Mirlene Picin. O coordenador da modalidade, Leandro Ribela também acompanhou de perto a atividade que abriu a temporada.

“Foi muito bom pra mim, mais ao mesmo tempo um pouco difícil por conta de estar voltando das férias e estou me sentindo meia fraca, mais foi muito bom treinar com os meninos, e espero melhorar um pouco mais a cada camp”, declarou a atleta Eduarda Ribera.

O treinador Caio Freixeda detalhou algumas das atividades do evento: “O período marcou o primeiro Camp de treinamento do ciclo olímpico para os atletas da equipe de Cross country. Como eles estão em diferentes fases dentro da periodização e com diferentes objetivos para a temporada, intercalamos sessões de corrida, Rollerski e força, incluindo momentos de mais volume e outros com mais intensidade”.

Dentro das muitas atividades propostas que estão na programação do training camp, os treinadores optaram focar no desenvolvimento técnico de fundamentos básicos da técnica “skate”, além de aprofundar nas progressões técnicas da modalidade.

Para o maior desenvolvimento e envolvimento dos atletas, a programação do training camp também inclui atividades que focam no trabalho em grupo, na comunicação, no respeito às diferenças entre as pessoas e opiniões, cooperação e princípios do treinamento.