Entre os dias 26 e 29 de agosto, a CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve realizou traning camp de desenvolvimento de jovens atletas da equipe feminina, em São Carlos (São Paulo).

O training camp contou com a presença de 9 atletas, os treinadores responsáveis, Gabriela Nakasato e Fábio Ribera, e a gestora Camila Freitas. O treinamento envolveu o desenvolvimento físico e técnico das atletas utilizando o Rollerski.

Além do desenvolvimento técnico, foram realizadas conversas e palestras com as atletas sobre temáticas importantes para o seu desenvolvimento pessoal.

Na sexta-feira, dia 27, a conversa “Mulheres no Esporte” trouxe reflexões importantes sobre a participação feminina no mundo esportivo, e contou com depoimento da atleta olímpica brasileira Jaqueline Mourão que contou a sua experiência como atleta e o que esporte trouxe de positivo para sua vida.

No sábado, dia 28, a conversa “Prevenção de Violência Sexual para Adolescentes” levantou questões importantes a respeito de uma problemática que afeta a vida de muitas mulheres, inclusive no esporte.

training camp
Conversas foram feitas com as jovens atletas a respeito de temas importantes.

“As conversas realizadas com o grupo foram marcadas pela grande interação entre as participantes. Alguns dos objetivos dessas ações eram aumentar o engajamento das atletas ao programa e fortalecer o sentimento de grupo. A troca de experiências pôde ser feita não só durante as conversas, mas também durante diversos momentos, tanto em ações planejadas como em momentos de descontração. Foram quatro dias de muito aprendizado e, claro, de muita evolução técnica”, explica Camila.

A ação é parte de um dos objetivos estratégicos da CBDN de fomentar a igualdade no esporte em geral, e o desenvolvimento do esporte feminino de neve no Brasil.