Notícias do Esporte
Atletas do Para Ski Cross Country do Brasil disputam provas na Argentina
19 de setembro de 2024

Equipe de Para Ski Cross Country do Brasil disputa provas FIS em Tierra Mayor, na Argentina. As provas foram realizadas em 14, 15 e 19 de agosto.

Entre os atletas estavam Elena de Sena Souza, Guilherme Rocha e Robelson Lula. Além disso, os treinadores Matheus Terroni e Alexandre Oliveira também estiveram presentes na delegação brasileira.

Distance (10km) – 14/08

No primeiro dia de competição, os brasileiros disputaram a prova Distance de 10km.

Competindo no feminino, Elena de Sena Souza ficou com a 4ª colocação com um tempo de 41min23s06.

O pódio foi todo chinês, com Zhai Yuxin em primeiro, Wang Shiyu em segundo e Li Panpan em terceiro.

Por outro lado, no masculino, Robelson Lula foi o 7° colocado, com um tempo total de 33min04s02, enquanto Guilhemre Rocha foi o 8° com 33min15s09.

Robelson Lula competindo em Tierra Mayor.

Assim como na prova feminina, os atletas da China também dominaram a prova. Mao Zhongwu venceu a prova, com Wang Tao em segundo e Liu Mengtao em terceiro.

5km – 15/08

Na prova de 5km feminina, Elena de Sena Souza repetiu sua 4ª colocação, desta vez com um tempo de 20min27s05.

Da mesma forma que na prova de 10km, o pódio foi formado por Zhai Yuxin na primeira posição, Wang Shiyu na segunda e Li Panpan na terceira.

Em contrapartida, Guilherme Rocha melhorou seu desempenho na prova de 5km. O brasileiro ficou com a 5ª colocação ao completar o percurso em 15min08s01. Em seguida, veio Robelson Lula com a 8ª posição e um tempo de 15min54s02.

Desta vez, Liu Mengtao conquistou o primeiro lugar, com Wang Tao em segundo novamente e Zheng Peng em terceiro.

Sprint – 19/08

Por fim, encerrando a participação da equipe de Para Ski Cross Country do Brasil em Tierra Mayor, os atletas disputaram as provas de Sprint no dia 19.

Elena de Sena Souza ficou com a 3ª colocação na prova classificatória. A brasileira fez um tempo de 4min51s.

No entanto, na final ela ficou na 4ª posição, apenas a alguns segundos do pódio.

Para Ski Cross Country Brasil
Elena Sena competindo em Tierra Mayor.

Já no masculino, Guilherme Rocha e Robelson Lula repetiram suas colocações da prova de 5km. Enquanto Guilherme foi o 5° com um tempo de 3min36s02, Robelson foi o 8° com 3min47s01.

Guilherme Rocha competindo em Tierra Mayor.

Participação do Brasil nas provas de Para Ski Cross Country em Tierra Mayor

A equipe brasileira conquistou bons resultados em provas disputadas por alguns dos melhores atletas paralímpicos do mundo.

“Os atletas competiram muito bem, apesar das condições adversas do clima, superaram seus limites e entregaram tudo de si nas provas. Saímos com sensação de dever cumprido e mais preparados para o que está por vir nessa temporada que se inicia. Além disso, acho que vale mencionar que a competição contou com vários atletas da delegação chinesa que participaram dos últimos jogos paralímpicos”, analisou Matheus Terroni, treinador da equipe brasileira de Para Cross Country.

Tags: Este post não tem tags.