O início da nova temporada de competições dos esportes de neve começou com a participação de brasileiros em diversas provas.

Entre os dias 25 e 30 de novembro, o Brasil foi representado por seus atletas nas principais competições na Europa do Biathlon, Ski Alpino, Ski Cross Country e Para Snowboard.

Equipe brasileira de Ski Cross Country participa de provas na Itália

A equipe brasileira de Ski Cross Country, formada pelos atletas Bruna Moura, Eduarda Ribera, Jaqueline Mourão, Manex Silva, Mirlene Picin e Steve Hiestand, iniciou a temporada de competições oficiais neste fim de novembro.

Os atletas brasileiros participaram do Troféu Dante Canclini, competição que foi realizada nos dias 27 e 28 de novembro em Santa Caterina, na Itália, teve a presença de mais de 150 atletas do mundo todo para competir nas provas das categorias FIS e Junior do masculino e feminino.

No dia 27 de novembro, o primeiro dia de provas da competição, foram realizadas as disputas de Sprint FIS e Junior do masculino e do feminino.

No masculino, Steve Hiestand foi o melhor brasileiro, fez uma boa prova na categoria FIS, finalizando com 265.05 pontos FIS (quanto menos pontos FIS, melhor é o resultado).

Manex Silva participou da prova na categoria Junior e conquistou 319.57 pontos FIS.

No feminino, na categoria FIS, Jaqueline Mourão conquistou o melhor resultado entre as atletas brasileiras, finalizando na 36ª posição e conquistando 239.18 pontos FIS. Bruna Moura e Mirlene Picin finalizaram na 39ª e 42ª colocações e conquistaram 331.65 e 398.08 pontos FIS, respectivamente.

Na categoria Junior, Eduarda Ribera finalizou com 481.84 pontos FIS.

No dia 28 de novembro, o segundo dia de provas da competição, foram realizadas as disputas de Distance FIS e Junior do masculino e do feminino.

No masculino, Steve Hiestand finalizou a prova FIS na 86ª posição, conquistando 257.83 pontos FIS. Na categoria Junior, Manex Silva não finalizou a prova.

No feminino, na categoria FIS, Jaqueline Mourão fez novamente uma boa prova, conquistando a 43ª colocação e 196.19 pontos FIS. Mirlene Picin e Bruna Moura finalizaram na 44ª e 48ª colocações, com 235.39 e 316.03 pontos FIS, respectivamente. Na categoria Junior, Eduarda Ribera não finalizou a prova.

A próxima competição que os atletas da equipe brasileira de Ski Cross Country participarão será a Copa Suíça, a ser realizada entre os dias 3 e 5 de dezembro em Ulrichen (Suíça):

  • 03/12 – Distance Clássico
  • 04/12 – Sprint
  • 05/12 – Mass Start

Os atletas do Ski Cross Country voltam a competir em Ulrichen (SUI), entre os dias 3 e 5 de Dezembro.

Na Itália, Valentino Caputi faz boas provas no Ski Alpino

O jovem atleta de Ski Alpino, Valentino Caputi, participou nos dias 29 e 30 de novembro das provas de Slalom realizadas em Santa Caterina (Itália).

Com a participação de mais de 150 atletas de diversos países do mundo, Valentino conseguiu realizar uma boa prova e conquistou resultados importantes em sua trajetória como atleta.

Na primeira prova, realizada no dia 29 de novembro, o jovem brasileiro fez uma boa performance. Com a primeira descida em 48s43 e a segunda descida em 48s37, Valentino fez um tempo total de 1min36s8 e conquistou 129.95 pontos FIS.

Na segunda prova, realizada no dia 30 de novembro, Valentino repetiu sua boa performance. Com uma primeira descida em 48s19 e uma segunda descida em 48s98, o brasileiro terminou com um tempo total de 1min37s17 e conquistou 122.74 pontos FIS.

Valentino ainda competirá nas provas de Giant Slalom que estão previstas para acontecer nos dias 1 e 2 de dezembro.

Matheus Vasconcellos faz sua estreia na IBU Cup da temporada

O brasileiro Matheus Vasconcellos fez sua estreia na nova temporada de Biathlon competindo na primeira etapa da IBU Cup, uma das principais competições da modalidade.

Realizada em Idre, na Suécia, entre os dias 25 e 28 de novembro, a etapa foi marcada pela presença de mais de 130 atletas do Biathlon de diversos países.

Matheus participou das duas provas de Sprint realizadas durante a competição, nos dias 25 e 27 de novembro.

Na primeira prova de Sprint, Matheus finalizou a prova com o tempo de 30min47s8, conquistando 242.02 pontos (quanto menos pontos, melhor o resultado conquistado). 

Já na segunda prova de Sprint, Matheus finalizou com o tempo de 30min31s2 e conquistou 229.16 pontos.

André Barbieri e José Lima disputam provas do Para Snowboard na Holanda

Entre os dias 29 e 30 de novembro, foi realizada a Copa do Mundo e a Europa Cup de Para Snowboard, em Landgraaf (Holanda), que contou com a presença de atletas de alto nível da modalidade.

André Barbieri e José Lima representaram o Brasil nas provas de Banked Slalom, nas classes Lower Limb 1 e Upper Limb, respectivamente.

No primeiro dia de competição, participando da Europa Cup, José Lima conquistou a 9ª posição, com o tempo de 47s31. Já no segundo dia de Europa Cup, o atleta melhorou seu tempo e alcançou a marca de de 45s23, conquistando a 7ª colocação, a menos de 3 segundos do pódio.

Já André Barbieri, competindo na Copa do Mundo, conquistou no primeiro dia a 12ª colocação, com o tempo de 49s5. No segundo dia de Copa do Mundo, o representante brasileiro nos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022, terminou na 13ª colocação, com o tempo de 51s37.