Nesta segunda-feira (19), a CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve completa 34 anos de existência!

Organização sem fins lucrativos, a CBDN difunde e fomenta a prática desses esportes em solo brasileiro baseada em seu planejamento estratégico e na ciência aplicada ao esporte como pilares de desenvolvimento de seus atletas.

O histórico dos esportes de neve no Brasil têm como ponto de partida a década de 60, com a criação do Clube Alpino Paulista (CAP). Essa história também se confunde com a de Domingos Giobbi, que, com seu pioneirismo, criou o embrião do que hoje é a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), ao chefiar a delegação nacional na primeira participação no Campeonato Mundial de Ski Alpino de 1966, em Portillo (Chile).

Em 1989 que o CAP se junto ou Clube de Ski de São Paulo (CSSP) e o Clube Paranaense de Ski (CPS) para fundar a Associação Brasileira de Ski, que teve seu estatuto aprovado pelo Conselho Nacional de Desportos (CND) e filiou-se ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) a à FIS, passando a administrar o Ski Alpino no Brasil.

A partir de 2003, o nome Confederação Brasileira de Desportos na Neve foi adotado, seguindo determinação do COB. A entidade também passou a administrar todas as modalidades de neve no País.

As modalidades Paralímpicas de Neve tiveram início em 2012 após uma reunião com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) selou-se uma parceria para a cogestão dos esportes paralímpicos de neve sendo o objetivo a classificação para os Jogos Paralímpicos de Sochi 2014 com pelo menos um atleta.

Os 34 anos da CBDN em números

  • 9 participações do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno (ininterruptamente desde 1992);
  • 3 participações do Brasil em Jogos Paralímpicos de Inverno (ininterruptamente desde 2014);
  • Primeira título Mundial Paralímpico da história do Brasil com Aline Rocha;
  • 8 modalidades desenvolvidas atualmente: Ski Alpino, Snowboard, Ski Cross Country, Biathlon, Ski Freestyle (e Freeski), Ski de Montanhismo, Para Snowboard e Para Cross Country.

O presente e o futuro da CBDN

Hoje, a CBDN é referência no desenvolvimento das modalidades de neve na América Latina. Com atletas representando o Brasil nos mais importantes campeonatos de neve ao redor do mundo.

Confira alguns dos principais números da CBDN na temporada!

Para a temporada 2023/24, a CBDN já está preparando seus atletas para as principais competições vindouras, como as Copas do Mundo, Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude (YOG) e demais competições internacionais.