A CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve realizou um Curso de Treinadores de Ski Cross Countrty em São Carlos (SP). O curso foi realizado entre os dias 9 e 12 de outubro, reunindo 24 treinadores da modalidade.
As instrutoras do curso foram Brit Baldishol, Diretora de Desenvolvimento na Federação da Noruega, e Anne Ragnhild, Conselheira de Para Ski Cross Country na Federação da Noruega.
O curso é um resultado da parceria entre a CBDN e a Federação Norueguesa de Ski Cross Country para a elaboração de uma Trilha Educacional para a formação de treinadores de Ski Cross Country.
A parceria envolve a realização de 4 níveis de formação de cursos de treinadores a serem realizados no Brasil até 2026.
A formação segundo a Trilha Educacional proposta é dividia em 4 níveis:
- Nível 0 – Habilidades de ski;
- Nível 1 – Treinamento para crianças;
- Nível 2 – Treinamento para jovens;
- Nível 3 – Transição para o profissional;
O conteúdo do curso é dividido em 5 categorias diferentes, entre técnicas esportivas, liderança e desenvolvimento pessoal, variando em demanda de conteúdo dependendo do nível do curso.
“A parceria entre a CBDN e a Federação da Noruega para oferecer um programa completo de formação de treinadores é um passo fundamental para o desenvolvimento do Ski Cross Country no Brasil e na América do Sul. Esse foi apenas o primeiro passo de uma jornada de desenvolvimento, aprendizado e troca de experiências com umas das Federações referência na modalidade. Até 2026 pretendemos realizar um módulo por ano oferecendo uma capacitação completa. Tenho certeza que os treinadores e treinadoras brasileiras terão oportunidade de se desenvolver nos próximos anos potencializando a formação e desenvolvimento dos atletas brasileiros”, explica Luíza Calaça, Gestora Cross Country e Biathlon da CBDN.
Nesta etapa do Curso de Treinadores de Ski Cross Country, os técnicos passaram pelos dois primeiros níveis de treinamento, com uma carga horária total de 40 horas. Destas, 16 foram práticas e 24 teóricas.
“A oportunidade de ter um curso no Brasil com treinadoras norueguesas, a qual usamos por muito tempo como referência da quantidade e constância de praticantes de Ski Cross Country, foi algo muito produtivo para todos que participaram e principalmente apresenta o interesse da federação na evolução e desenvolvimento da modalidade no país e a capacitação de futuros treinadores para esse esporte, sendo capaz de treinar desde as crianças aos adultos e atletas paralimpicos. Meus plano futuro é fazer a transição da carreira de atleta para treinadora e estou bem amparada pela federação com a preparação visando o mesmo objetivo”, comentou Gabriela Neres, atleta e futura treinadora.
“Foi uma ótima experiência. Algumas coisas eu já conhecia, outras não. É impressionante como os detalhes fazem a diferença. Acredito que pude observar e aprender muito, tanto na parte teórica quanto na prática. Agradeço muito pela oportunidade e estou ansioso para um dia poder colocar todo o conhecimento adquirido em prática.” Wesley Vinicius, atleta brasileiro de para Ski Cross Country e Biathlon.
Leia também:
Matheus Terroni participa da Semana 2 do Curso de Treinadores da IBU
Laura Costa participa do IV Workshop de Desenvolvimento Esportivo do COB